Mãe doa rim ao filho após perder 70 quilos em cirurgia no HGV
O Hospital Getúlio Vargas realiza seu 11º transplante renal do ano com sucesso, destacando avanços em procedimentos de alta complexidade.O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou na última quinta-feira (23), um transplante de rim intervivo. O procedimento foi marcado por um emocionante ato de amor e sacrifício: a doadora foi a própria mãe do paciente. Após passar por um rigoroso tratamento para viabilizar a doação, a cirurgia transcorreu dentro da normalidade e o paciente se recupera bem.
O paciente, de 32 anos, aguardava há uma década por um transplante. Embora houvesse compatibilidade entre ele e sua mãe, a doadora enfrentava um obstáculo significativo: a obesidade. "Então, ela teve que passar por uma cirurgia bariátrica, chegar ao peso ideal, reduziu 70 quilos, equilibrar todas as taxas para poder ser a doadora. Foi muito difícil, mas deu certo", relatou um familiar.
Sob a liderança do cirurgião Luciano Couto, a equipe médica do HGV conduziu o procedimento com sucesso. “Fizemos mais um transplante, nesse caso um doador vivo relacionado, a mãe doou para o filho. Nós retiramos o rim direito e implantamos no receptor. Graças a Deus foi um transplante bem-sucedido. Temos conseguido, a cada dia, beneficiar um número maior de pacientes”, explicou o médico.
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, destacou os avanços do hospital na área de transplantes. “Somente este ano, já conseguimos realizar 11 transplantes, sendo 10 de doadores cadáveres e um intervivo. Também implementamos uma Unidade de Transplante com equipe exclusiva no próprio HGV com o objetivo de facilitar o acesso pré e pós-procedimentos”, afirmou.
Dirceu Campelo, superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), enfatizou a competência do HGV em realizar procedimentos complexos. "O HGV mostra mais uma vez a sua capacidade de realizar procedimentos de alta complexidade, como os transplantes. Procedimentos esses que levam esperança de vida às pessoas", declarou.