CLIMATHE24: Teresina é a 1ª cidade do Nordeste a assinar declaração de circulares

Durante a cerimônia de abertura, o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou a Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe.

Nessa segunda-feira (27) aconteceu a abertura da 2ª Conferência do Clima de Teresina. O evento, que se estende até a próxima quarta-feira (29), tem como tema “A cidade que eu quero é verde” e visa mobilizar a ação climática local. 

Durante a cerimônia de abertura, o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou a Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe. Ao lado do Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, Dr. Pessoa firmou o compromisso de adotar um modelo econômico sustentável. Este modelo busca manter a infraestrutura urbana, produtos e insumos em uso pelo maior tempo possível, gerando valor para a sociedade e reduzindo o impacto ambiental.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Teresina
Abertura da 2ª Conferência do Clima de Teresina marca assinatura histórica

“Estamos trazendo hoje pra cá, um assunto complexo que é o viés do clima. Temos que focar mais nesse debate porque é importante. Teresina tem avançado muito nessa pauta e temos integrado importantes debates no país e no mundo. Precisamos buscar a harmonia com o meio ambiente e Teresina tem buscado isso e agora ainda mais com a assinatura deste compromisso mundial”, afirmou Dr. Pessoa em seu discurso.

A Declaração das Cidades Circulares, vinculada à Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) e ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, é um documento de compromisso voluntário que visa a transição de uma economia linear para uma economia circular. Rodrigo Perpétuo destacou a importância dessa adesão, ressaltando que a iniciativa de Teresina pode inspirar outras cidades da região a seguir o mesmo caminho, reforçando o esforço global para minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

Programação do Evento

A programação da conferência começou às 14h com uma discussão sobre “Instrumentos de Financiamento para Biodiversidade e Ação Climática Local”. O debate contou com a participação de Karla Lima, secretária de Meio Ambiente de São Luís/MA, André Luís Souto Souza, gerente do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do BNDES, e Ricardo Soares, gerente executivo de Negócios da Superintendência Estadual do BNB.

Em seguida, a sessão “Da COP 16 à COP 30: O Cumprimento das Metas Globais de Biodiversidade e Clima nas Cidades Nordestinas” foi moderada por Rodrigo Perpétuo. Participaram da discussão Antônio da Costa e Silva, diplomata piauiense representante do Ministério das Cidades, João Henrique Sousa, secretário Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina, Roberto Asfora Filho, vereador do Brejo da Madre de Deus, e José Armando Moura Moraes Júnior, secretário de Meio Ambiente de Serra Talhada. Guilherme Ponce, analista de Sustentabilidade do CDP América Latina, também esteve presente.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

CLIMATHE24

Prefeitura de Teresina

Dr. Pessoa

Veja também