Dez bombeiros do Piauí se deslocam para o Rio Grande do Sul

A previsão é que os militares piauienses cheguem no próximo fim-de-semana.

Uma equipe de bombeiros militares do Piauí está em deslocamento rumo ao Rio Grande do Sul para prestar auxílio  às vítimas das recentes inundações que assolaram a região. A decisão de enviar reforços foi tomada pelo Governo do Piauí em resposta aos dramáticos cenários provocados pelas intensas chuvas que castigaram o estado gaúcho.

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) prontamente disponibilizou seu efetivo para integrar as operações de resgate e salvamento. Inicialmente previa-se o envio de 13 bombeiros militares, porém, após avaliação conjunta com o gabinete de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, foi determinado que 10 militares seriam suficientes para contribuir significativamente com os esforços de assistência humanitária.

De acordo com o governo do estado, além dos combatentes, dois veículos pick-ups equipados com materiais essenciais, como boias, coletes, cordas, barcos, pás, enxadas e motores de popa, foram despachados para facilitar as operações de resgate. Uma pick-up de apoio e dois barcos também foram direcionados para reforçar a operação.

"Todo o processo tem sido conduzido com base em discussões constantes com o gabinete de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), que definirá os próximos passos de nossas equipes assim que chegarem no Rio Grande do Sul", esclareceu o comandante-geral do CBMEPI, coronel José Rêgo.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles demonstrou total apoio à iniciativa, autorizando o CBMEPI a disponibilizar mais bombeiros militares caso seja necessário intensificar os esforços de socorro e assistência às comunidades atingidas pelas inundações.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

SOS Rio Grande do Sul

Ajuda humanitária

Corpo de Bombeiros Militar do Piauí

Veja também