Homem é preso por transporte ilegal de pássaros silvestres em Cristino Castro
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o suspeito foi preso na manhã dessa quinta-feira (08) com dois papagaios da espécie Amazona aestiva.Na manhã dessa quinta-feira (08), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação de fiscalização na BR-135, em Cristino Castro, que resultou na prisão de um homem de 56 anos por transporte irregular de pássaros silvestres.
Durante a abordagem, foram encontrados dois papagaios da espécie Amazona aestiva, uma das mais visadas para o comércio ilegal de animais no Brasil.
A fiscalização ocorreu quando os agentes solicitaram os documentos pessoais do condutor e do veículo para averiguação. Ao inspecionar o interior do carro, os policiais descobriram os dois papagaios sendo transportados em uma caixa apropriada para animais, posicionada no banco dianteiro do veículo.
Questionado sobre a documentação necessária para o transporte dos pássaros, o condutor confessou que não possuía a licença ou autorização exigida por lei. Diante da situação, a equipe da PRF encaminhou o caso à delegacia regional de Bom Jesus, onde foi confirmado que o motorista havia infringido o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que trata do transporte de espécies da fauna silvestre sem a devida permissão.
O homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e assumiu o compromisso de comparecer em juízo quando for convocado.