Mais de 120 mil alunos do Piauí recebem aulas de Inteligência Artificial nas escolas
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a disciplina foi implementada em 2024 e está transformando a educação local.A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está promovendo a inclusão da disciplina de Inteligência Artificial (IA) no currículo das escolas da rede pública estadual do Piauí desde 2024. Mais de 120 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio são beneficiados pelos novos conhecimentos.
De acordo com a Seduc, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, no município de Guaribas, após os ensinamentos da disciplina, os estudantes desenvolveram o protótipo de um aplicativo voltado à catalogação e distribuição de sementes para agricultores familiares.
A professora Amanda Sousa orienta o projeto que contempla as disciplinas de IA, Biologia e Projeto de Vida, e enfatizou o papel da tecnologia na resolução de problemas da comunidade.
“Com o contato com essas ferramentas, os alunos passam a contribuir para soluções práticas na sua realidade. No caso do protótipo, a ideia foi criar um banco de sementes que ajudasse agricultores afetados pela estiagem”, destacou.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, afirmou que a iniciativa transformou a educação local e destacou que o Piauí está entre os pioneiros mundiais na adoção do ensino de IA na educação básica, ao lado de países como China e Coreia do Sul.
“Mais de 120 mil estudantes já participam das aulas e 800 professores foram capacitados em 2024. Em 2025, iniciaremos aulas de robótica em 100 escolas, com apoio da TRON, beneficiando 15 mil alunos e capacitando 100 novos docentes”, afirmou o gestor.
De acordo com a secretaria, a disciplina de IA é ministrada com o suporte de uma plataforma digital, em parceria com o Google, e integra as demais inovações pedagógicas da Seduc.