Acusada de matar irmãos em Parnaíba é solta após laudo descartar veneno nos cajus
A decisão determinando a soltura da vizinha foi proferida pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani Vasconcelos nessa segunda-feira (13).
Uma mulher identificada como Lucélia, de 52 anos, suspeita de envenenar duas crianças em Parnaíba foi posta em liberdade após um laudo do Instituto Médico Legal (IML) constatar a ausência de veneno nos cajus que ela entregou às vítimas, que são irmãos. A decisão determinando a soltura da vizinha foi proferida pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani Vasconcelos nessa segunda-feira (13).
O caso aconteceu em agosto de 2024 e Lucélia foi considerada a principal suspeita de envenenar as crianças porque ofereceu cajus à elas, logo depois as vítimas passaram mal e foram hospitalizadas e pouco tempo depois morreram.
Lucélia deixou a prisão na noite dessa segunda-feira (13), e declarou à imprensa que é inocente e está aliada com o desfecho da história.
“Sempre fui inocente, só quem acreditou em mim foi meu advogado e minha família. Estou sentindo agora muito alívio, foi muito difícil [passar os dias presa], mas agradeço a Deus”, declarou.
Entenda o caso
A aposentada estava presa há quase cinco meses na Penitenciária Feminina de Teresina após a polícia concluir o inquérito e indiciá-la por homicídio qualificado e tentativa de homicídio, além da qualificadora de motivo torpe.
A criança de 7 anos morreu três dias depois da intoxicação e a outra de 8 anos veio a óbito após dois meses internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
A decisão da magistrada foi embasada no último laudo que descartou a presença de veneno nos cajus, apenas nas crianças. O resultado foi divulgado depois que o padrasto da mãe das vítimas, identificado como Francisco, foi preso como principal suspeito de envenenar a família das crianças.
Represálias à vizinha presa
Revoltados com o caso, populares incendiaram a residência da aposentada no Conjunto Dom Rufino II, no bairro Primavera, em Parnaíba.
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí foi acionado e averiguou que a porta da casa possuía sinais de arrombamento, além disso o local foi depredado. As chamas atingiram os forros de PVC, os cômodos e a fiação.
2º caso de envenenamento na mesma família
A família das crianças foi acometida por outra tragédia que, desta vez, deixou quatro pessoas mortas e uma menina de 4 anos permanece internada em estado grave.
No dia 1º de janeiro deste ano, nove pessoas da mesma família passaram mal ao ingerirem a ceia do Réveillon, em Parnaíba. Os laudos apontaram que os alimentos estavam envenenados com o inseticida terbufós.
As investigações da Polícia Civil levaram até o principal suspeito, padrasto da Francisca, mãe das crianças que morreram. O homem foi preso na quarta-feira (8) e durante depoimento negou ter envenenando a família, mas revelou que nutria um sentimento de ódio pelos parentes.
O delegado Abimael Silva, que está atuando no caso, afirmou que os laudos dos exames periciais constataram a presença da substância “terbufós” na panela utilizada para preparar o arroz, no intestino de uma das vítimas e em um dos pratos.
Segundo o delegado, a polícia averiguou que Francisco, padrasto de Francisca Maria e Manoel Leandro, vítimas fatais, foi o último a se recolher após a festa de réveillon, levantando suspeitas quanto a sua participação no crime.
O crime segue em investigação e o padrasto segue preso até a conclusão do inquérito policial que irá apontar se houve participação do suspeito nos envenenamentos.
Teresina
Piauí
Instituto Médico Legal - IML
Polícia Civil do Piauí
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina.Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município.Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população.Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região.Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir