Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço.A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou números expressivos do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, no sul do Piauí, que realizou 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço, em janeiro de 2024.
Segundo a Sesapi, a estrutura conta com 62 leitos, além de 10 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, e ainda oferece serviços de maternidade. Com mais de 50 anos de história, o hospital atende não apenas Bom Jesus, mas também os 23 municípios do território das Mangabeiras.
O lavrador Pedro de Sá, foi uma das pessoas beneficiadas com cirurgia. Residente em Parnaguá, a cerca de 200 km de Bom Jesus, em agosto de 2024, ele necessitou de atendimento ortopédico após um acidente de moto que resultou na fratura de seu tornozelo esquerdo. Pedro destacou a excelência do atendimento que recebeu de toda a equipe médica, o que contribuiu para a realização rápida de sua cirurgia. "Fui muito bem atendido por toda a equipe. Em relação à cirurgia, foi no tornozelo esquerdo, em que passei por dois processos de cirurgia, foi colocado fixador em outubro, passei 35 dias com fixador, depois foi feita a cirurgia interna com placas e parafusos, que aconteceu no fim de novembro. Inclusive, já estou com o retorno marcado com o médico para avaliação pós-cirúrgica", relata.
O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, destacou a importância da Linha do Trauma, afirmando que, através de profissionais capacitados, o atendimento está sendo levado para os hospitais do interior, beneficiando a população diretamente onde ela reside, como procedimentos cirúrgicos que antes só eram feitas em Teresina, hoje são realizadas nas mais diversas cidades do Piauí.
O ortopedista e coordenador da ortopedia do Hospital de Bom Jesus, Moisés Barjud, destaca que a Linha do Trauma foi um marco divisor na saúde do extremo sul do Estado do Piauí. "Aproximadamente 200 mil habitantes da região conhecida como a Chapada das Mangabeiras estão sendo beneficiados diretamente, com assistência ortopédica de qualidade na região, e habitantes de outras regiões indiretamente, com a redução da sobrecarga dos demais serviços, como Floriano e Teresina", pontuou.