Ministério Público discute ações emergenciais para vítimas das enchentes em Picos
A audiência pública sobre o assunto aconteceu nessa sexta-feira (17).Em audiência pública realizada nessa sexta-feira (17), o Ministério Público do Piauí discutiu medidas emergenciais para ajudar as vítimas das enchentes em Picos. Durante o encontro, que reuniu representantes dos órgãos como o Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Picos, Polícia Militar e Exército Brasileiro, uma das principais sugestões foi a criação de um Centro de Comando e Controle para coordenar as ações de socorro e distribuição de donativos.
O coordenador regional dos Bombeiros Militares do Semiárido, coronel Edilson Soares Lima, destacou que a criação de um centro estruturado facilitará o gerenciamento de ocorrências e permitirá uma resposta mais eficiente, especialmente em áreas de difícil acesso. “Essa medida permitirá um gerenciamento mais eficiente das ocorrências e uma melhor distribuição dos donativos às famílias afetadas”, explicou.
Romana Leite, promotora de Justiça, que presidiu a audiência, acatou as propostas do Corpo de Bombeiro e determinou a intensificação das ações de mapeamento de áreas seguras para abrigos temporários. Ela também enfatizou a importância de um controle rigoroso nas áreas de risco para evitar novas tragédias. “A atuação dos bombeiros é essencial para preservar vidas e evitar tragédias maiores”, completou.
Além das sugestões técnicas, a audiência abordou a realocação de famílias que estão em áreas de risco. Cerca de 50 famílias devem ser transferidas para abrigos seguros nos próximos dias.