Silvio Mendes reúne secretários para definir medidas após chuvas intensas em Teresina
Durante a reunião, o prefeito pontuou que um grupo de trabalho foi formado para promover uma rápida assistência à população, principalmente a mais vulnerável, como as pessoas em situação de rua.Neste sábado (4), o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), realizou uma reunião com sua equipe de secretários, no Salão Nobre da prefeitura, para discutir ações de prevenção e enfrentamento aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade.
Durante a reunião, o gestor pontuou que um grupo de trabalho foi formado para promover uma rápida assistência à população, principalmente a mais vulnerável, como as pessoas em situação de rua.
“Analisamos os danos da chuva de ontem, mais do que a chuva, a ventania. Os estragos foram feitos e tivemos um diagnóstico feito pelos bombeiros, pela Equatorial, pelas SDUs, pela SDR. Então, todos estão atualizados; formamos um grupo para trabalhar. Se você somar o esforço da Equatorial, do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura de Teresina, com certeza estaremos preparados para o que vier pela frente. E também, sem esquecer, das pessoas mais fragilizadas. Ontem, cerca de 20 pessoas foram acolhidas pela Secretaria de Ação Social”, disse o prefeito.
Os gestores deliberaram, como uma das medidas prioritárias, a limpeza urbana, em especial nos locais próximos aos bueiros e das galerias. A previsão de Silvio Mendes é que a cidade esteja limpa até o final de janeiro deste ano.
Carlos Daniel, superintendente municipal de Transportes e Trânsito (Strans), informou que foram registradas 70 ocorrências de sinais desligados por falta de energia. Diante disso, a pasta está alinhando ações com a Equatorial Piauí.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Urbano – SDU Norte, Alan Brandão, um plano estratégico de prevenção já está sendo elaborado pelas equipes responsáveis.
“Os primeiros passos, como doutor Silvio tem nos dito, são ver a questão da limpeza pública; identificar os pontos de alagamentos e inundações comuns na zona norte de Teresina. Ontem, com a chuva, tivemos alguns transtornos, mas prontamente a equipe atendeu à demanda e recolheu galhos e árvores”, explicou.
O secretário de Defesa Civil, coronel Nunes, também participou da reunião e explicou sobre o trabalho realizado pela pasta durante a madrugada. “A gente trabalha com prevenção e orienta à população que ajude os órgãos: se uma árvore oferece danos, que providencie o corte”.