Secult divulga exibição de documentário sobre Grupo de Percussão Origens
De acordo com a Secult, a exibição será no Cine Movieplex, no próximo dia 17 de março, no Piauí Shopping, em Picos, celebrando um projeto viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.A Secretaria da Cultura do Piauí (Secult), divulgou o lançamento do documentário “GPO, Nossa Escolha!”, do Grupo de Percussão Origens (GPO) da cidade Picos, no próximo dia 17 de março.
De acordo com a Secult, a exibição será no Cine Movieplex, no Piauí Shopping, em Picos, celebrando um projeto viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. A iniciativa proporcionou excursões para 80 integrantes do GPO, levando-os a conhecer pontos históricos e culturais do Piauí, como São Raimundo Nonato e Parnaíba, além de uma imersão na cultura afro-brasileira em Salvador (BA).

Conforme a secretaria, além do lançamento do documentário, o GPO também comemora seus 17 anos de trajetória com um evento especial: o “Jantar GPO de Todos”, no próximo dia 22 de março, no Picoense Clube, na qual reunirá pessoas que contribuíram para a concretização do documentário e para o fortalecimento do grupo ao longo dos anos, reafirmando seu compromisso com a cultura, a história e a identidade do povo piauiense, promovendo experiências que enriquecem a vivência artística e social de seus participantes.
O presidente da Associação Educacional e Cultural Raimundo Sávio Matos Barão, Luis Paulo Barão Vieira, ressaltou que o projeto teve um propósito essencial. “Nosso maior objetivo foi ampliar o acesso dos piauienses a sua própria história, suas origens e espaços de lazer, além de proporcionar um mergulho na rica cultura e história de Salvador”, pontuou o idealizador do GPO.