Operação da Sada e Adapi fiscaliza abatedouro clandestino em Teresina
O abate clandestino é uma pratica ilegal que representa sérios riscos à saúde pública, ao meio ambiente e ao bem-estar animal.A Secretaria da Assistência Tecnica e Defesa Agropecuária (Sada) e Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), realizou nesta segunda-feira (24) uma operação de combate a um abatedouro clandestino de animais situado em Teresina.
Segundo a secretaria, as polícias Civil e Militar auxiliaram na ação que foi solicitada pelo Ministério Público Estadual, após constatação de medidas que colocam a saúde do consumidor em risco.
No abate clandestino, a carne produzida pode ser contaminada devido a ausência de controle sanitário adequado, representando riscos sérios riscos à saúde pública, ao meio ambiente e ao bem-estar animal.

Além disso, essa prática ilegal resulta em prejuízos aos produtores que seguem a legislação, comprometendo a competitividade do setor. A Secretaria da Assistência Tecnica e Defesa Agropecuária enfatizou a necessidade de fiscalização rigorosa e politicas visando estimular a produção legal e sustentável
De acordo com a Sada, a conscientização da população e investimentos em alternativas seguras também contruibuem para a segurança alimentar e o respeito às normas sanitárias.