Viagora

OAB realiza protesto contra conduta do delegado Anchieta Pontes

O magistrado teria agredido e ameaçado os advogados Leonardo e Renato Queiroz.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí está organizando um Ato de Desagravo Público em Favor dos advogados Leonardo Queiróz e Renato Queiróz. O evento ocorrerá às 09 horas do dia 18 de outubro (quarta-feira), em frente à Central de Flagrantes de Teresina.

A ação é realizada para recompor a moral do advogado ofendido no exercício profissional e chamar a classe para se unir contra a violação de suas prerrogativas. O ponto central do manifesto é uma discussão entre o delegado Anchieta Pontes e o advogado.

  • Foto: Isabela de Meneses/ViagoraPresidente da OAB-PI Chico LucasO Presidente da OAB-PI, Chico Lucas.

Segundo a Ordem, os advogados acompanhavam o depoimento de uma cliente, quanto foram impedidos pelo delegado de polícia, que chegou a e agredi-los e sacar uma arma contra Leonardo Queiroz.

“Não podemos permitir que tais práticas se perpetuem. A Ordem sempre estará vigilante no combate às violações das prerrogativas dos advogados”, declarou A presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado (CDPA), Roberta Oliveira, que convoca a classe advocatícia para manifestar apoio aos advogados.

Entenda o caso

O entrave entre a OAB e o delegado começou em 28 de agosto, onde os advogados Leonardo Queiroz e Renato Queiroz se desentenderam com o delegado de Plantão Anchieta Pontes, na Central de Flagrantes de Teresina.

O delegado afirmou que houve desacato, ao passo que os advogados alegaram abuso de autoridade. Em um vídeo divulgado pelo presidente da Seccional Piauí da OAB, Chico Lucas,é possível observar Leonardo Queiroz sendo empurrado por Anchieta Pontes, que chega a sacar sua arma.

A OAB-PI pediu o afastamento do delegado, enquanto que o Sindicato dos Delegados declarou que pediu uma apuração da conduta dos advogados peloConselho de Ética da Ordem dos Advogados.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

OAB-PI

Facebook
Veja também