Dudu diz que pode ir ao Supremo contra prefeito Firmino Filho
O vereador garantiu nesta terça-feira (21) que irá entrar com processo no Ministério Público Estadual. Ele defende a separação dos Poderes.
O Vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), disse ao Viagora na tarde de hoje (21) que poderá ir ao Supremo Tribunal Federal contra o prefeito de Teresina, Firmino Filho, por tentar interferir na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores da capital para o biênio 2019/2020.
- Foto: DivulgaçãoVereador Dudu
Dudu disse que a judicialização do caso no STF é uma possibilidade mas garantiu que vai entrar com processo no Ministério Público do Piauí. “Vou entrar no Ministério Público Estadual, primeiro, pedindo providências e investigação já que hoje o presidente da Assembleia (Themístocles Filho) disse que ligou pra ele (Firmino Filho), pedindo para vereadores não irem votar, e isso é uma interferência direta de um Poder sobre o outro. Nós não podemos permitir”, afirmou.
- Foto: Isabela de Meneses/ViagoraPrefeito Firmino Filho (PSDB)
O vereador defende que a ação é em defesa da democracia e busca a separação do Poder Executivo do Legislativo. “Vamos provocar o Ministério Público, e se for o caso, iremos até o Supremo Tribunal Federal. Já que é matéria constitucional a independência dos Poderes, cabe uma ação para manutenção dos pilares da democracia, pois a democracia diz que os Poderes são harmônicos mas com suas independências”, argumentou.
Durante a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal que aconteceu na última quinta-feira (16), o prefeito Firmino Filho estava em Barcelona, na Espanha. Essa eleição foi antecipada por requerimento de Dudu, e aprovado pela Casa, o que fez com o prefeito não estivesse na capital durante o processo. O vereador Jeová Alencar foi reeleito presidente, contrariando o desejo de Firmino de indicar outro vereador para o cargo.
Em retaliação, Firmino Filho exonerou dois secretários municipais do PMDB, retirando a sigla da sua base aliada. James Guerra deixou a Fundação Wall Ferraz e Ricardo Augusto saiu da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR). O próprio prefeito justificou que as exonerações se deram “por razões políticas”.
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir