MPF faz recomendações à Agespisa sobre uso das barragens do Piauí
O procurador da República Lucas Daniel Chaves de Freitas relatou algumas irregularidades na Administração dos açudes piauienses.
A Procuradoria da República no Município de Picos recomendou na segunda-feira (3), à Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa), que promova no prazo máximo de 60 dias, todos os atos necessários para a regularização administrativa da captação de recursos hídricos nas barragens de Barreiras e Piaus e à Agência Nacional de Águas, que, com o fim do prazo, as medidas fiscalizatórias e de responsabilidades sejam realizadas.
O procurador da República Lucas Daniel Chaves de Freitas relatou algumas irregularidades na Administração dos açudes piauienses de administração federal pelo Departamento Nacional de Obras conta as Secas (Dnocs) como o de Barreiras, Bocaina, Cajazeiras e Piaus.
No inquérito foram analisadas três questões, a captação irregular de águas, realização de levantamentos batimétricos nos açudes e obras de revitalização. Após o fornecimento de informações foi constatado que captação de recursos hídricos se encontra no momento apenas com a Agespisa, que atualmente retira água dos açudes Barreiras e Piaus, sem a respectiva autorização.
Batimetrias foram realizadas em todos os açudes, exceto o Piaus, por sua construção recente. Os resultados revelaram que a preservação da capacidade de armazenamento está com efeitos reduzidos de assoreamento e que a revitalização está em plano elaborado, aguardando descentralização de recursos, que por enquanto foi apenas parcialmente realizada.
A recomendação determinou o prazo de 30 dias para que a Agespisa e a ANA se manifestem quanto ao acatamento dos termos do documento e comprovem as medidas necessárias foram cumpridas.
Rafael Fonteles inaugura Cineteatro Sávio Barão em Picos
Rafael Fonteles afirmou que o Cineteatro de Picos é considerado o maior do interior do estado e vai contribuir para o desenvolvimento do setor artístico do território do Vale do Rio Guaribas.Ministério Público reúne prefeitos da região de São Raimundo Nonato sobre a seca
Os gestores presentes se mostraram dispostos a colaborar com as recomendações do MP e discutiram alternativas para manter o apoio às comunidades afetadas.Rafael Fonteles participa da Procissão dos Passos em Oeiras
Durante a procissão, a imagem de Cristo percorre a cidade histórica. A cerimônia foi comandada pela Diocese.Prefeitura de Esperantina faz 1ª edição do projeto Assistência Social na Comunidade
A iniciativa tem como objetivo levar acolhimento e serviços essenciais diretamente às comunidades, promovendo mais acesso e proximidade entre a gestão pública e a população.III Feira da Fartura de Esperantina tem início na comunidade Lagoa Seca
O evento, iniciado nesta sexta-feira (11), celebra a agricultura familiar, valoriza os produtos da terra e fortalece a economia local.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir