MPF faz recomendações à Agespisa sobre uso das barragens do Piauí
O procurador da República Lucas Daniel Chaves de Freitas relatou algumas irregularidades na Administração dos açudes piauienses.
A Procuradoria da República no Município de Picos recomendou na segunda-feira (3), à Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa), que promova no prazo máximo de 60 dias, todos os atos necessários para a regularização administrativa da captação de recursos hídricos nas barragens de Barreiras e Piaus e à Agência Nacional de Águas, que, com o fim do prazo, as medidas fiscalizatórias e de responsabilidades sejam realizadas.
O procurador da República Lucas Daniel Chaves de Freitas relatou algumas irregularidades na Administração dos açudes piauienses de administração federal pelo Departamento Nacional de Obras conta as Secas (Dnocs) como o de Barreiras, Bocaina, Cajazeiras e Piaus.
No inquérito foram analisadas três questões, a captação irregular de águas, realização de levantamentos batimétricos nos açudes e obras de revitalização. Após o fornecimento de informações foi constatado que captação de recursos hídricos se encontra no momento apenas com a Agespisa, que atualmente retira água dos açudes Barreiras e Piaus, sem a respectiva autorização.
Batimetrias foram realizadas em todos os açudes, exceto o Piaus, por sua construção recente. Os resultados revelaram que a preservação da capacidade de armazenamento está com efeitos reduzidos de assoreamento e que a revitalização está em plano elaborado, aguardando descentralização de recursos, que por enquanto foi apenas parcialmente realizada.
A recomendação determinou o prazo de 30 dias para que a Agespisa e a ANA se manifestem quanto ao acatamento dos termos do documento e comprovem as medidas necessárias foram cumpridas.
-
Rafael Fonteles anuncia redução das tarifas nas contas de energia no Piauí
De acordo com o chefe do executivo estadual, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da Equatorial Piauí e o impacto será uma redução média de 4,58%. -
Imepi realiza monitoramento de radares no sul do Piauí
Segundo o Governo do Piauí, os radares no estado só podem emitir multas por excesso de velocidade após a realização da verificação metrológica pelos fiscais do Imepi -
Instituto de Desenvolvimento do Piauí inicia obras na Barragem de Pedra Redonda
A obra é parte de um plano mais amplo, que prevê a manutenção de outras 14 barragens sob a responsabilidade do Idepi -
Obra do Mercadão das Mulheres segue para fase final no Parque Brasil
Segundo a Prefeitura de Teresina, o projeto tem como objetivo impulsionar a economia local, criando um ambiente estruturado para o comércio de produtos e serviços -
Rafael Fonteles assina decreto que amplia área de proteção ambiental em Paulistana
De acordo com o decreto, a ampliação da APA de Ingazeiras visa preservar o equilíbrio ecológico do meio ambiente
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir