TCE adia julgamento e conta do Fundef de Teresina continua bloqueada
O presidente da Corte, Olavo Rebelo de Carvalho Filho, pediu vista para analisar o caso por duas sessões.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) iniciou hoje (06) a votação sobre a medida cautelar que bloqueou a conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), da Prefeitura de Teresina. A votação empatou e o presidente da Corte, Olavo Rebelo de Carvalho Filho, pediu vista para analisar o caso por duas sessões.
Três conselheiros votaram pela manutenção da medida cautelar: Alisson Felipe de Araújo, Kleber Dantas Eulálio e Waltânia Maria Nogueira de Sousa Alvarenga. Os conselheiros Joaquim Kennedy Nogueira Barros, Abelardo Pio Vilanova e Jaylson Fabianh Lopes Campelo votaram pela liberação da conta.
De acordo com a assessoria do TCE, Jaylson votou como conselheiro substituto após o conselheiro Luciano Nunes Santos precisar se abster do julgamento, por conta de ligação com a procuradora Geral do Município, Geórgia Nunes. A procuradora é sobrinha da esposa de Luciano.
A medida cautelar foi proferida nessa segunda-feira (03), visando evitar que os recursos sejam usados ilegalmente pelo prefeito Firmino Filho (PSDB). De acordo com a denúncia do Ministério Público de Contas, o prefeito usou dinheiro da Educação para pagar publicidade, instituições como a Polícia Militar do Piauí e igrejas evangélicas.
- Foto: Facebook/Firmino FilhoFirmino Filho
Na decisão de bloqueio, o conselheiro Alisson Felipe avaliou que há “fortes indícios de ilegalidade na operação de cessão de crédito realizada pela Prefeitura de Teresina junto ao Banco do Brasil, por se tratar de antecipação de receita orçamentária realizado sem preenchimentos dos requisitos legais, inclusive quanto ao período de realização”, além do desvio de finalidade na aplicação dos recursos, que devem ser usados na Educação.
Com o pedido de vista regimental, o caso só deve ser julgado na sessão do próximo dia 20 de julho, segundo a assessoria. A conta do Fundo segue bloqueada até a decisão do presidente do Tribunal.
-
Mil agentes de viagens são capacitados em 2024 no Piauí
De acordo com o secretário do Turismo, José Neto Monteiro, os últimos treinamentos foram realizados presencialmente em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, e virtualmente, por meio de Webinar. -
Mais de 6 mil famílias de agricultores saíram da linha da pobreza no Piauí, aponta SAF
Os dados foram divulgados pela Diretoria de Planejamento da SAF, nesta quarta-feira (25), com base nas informações do Cadastro Único do Governo Federal. -
INMET emite alerta de chuvas intensas em 143 municípios do Piauí
O alerta foi emitido nesta quarta-feira (25) de Natal e as áreas atingidas compreendem as regiões Sudoeste, Sudeste e Centro-Norte. -
Imepi autua fabricantes de produtos irregulares na Operação Natal Seguro em Teresina
Segundo o Imepi, foram recolhidos produtos natalinos que têm alta demanda neste período, como luminárias tipo pisca-pisca e mangueira, brinquedos, bicicletas de uso infantil e outros. -
Promotor de justiça expede recomendação ao prefeito de Parnaíba
A recomendação foi assinada pelo promotor de Justiça Antenor Filgueiras.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir