Padre Walmir é denunciado por crime ambiental ao MP
De acordo com a denúncia protocolada, o procedimento não seguiu as normas estabelecidas Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
A Prefeitura de Picos, gerida pelo Padre Walmir, foi denunciada ao Ministério Público do Meio Ambiente pela emissão de Licença Ambiental considerada fraudulenta em favor da empresa Ecoresíduos, vencedora do processo licitatório para tratamento de resíduos perigosos gerados pelos serviços públicos no município.
De acordo com a denúncia protocolada, o procedimento não seguiu as normas estabelecidas Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), para a atividade de coleta, transporte, tratamento e disposição final resíduos perigosos, gerados em indústrias e estabelecimentos de saúde, e não verificou se máquinas e equipamentos se adequam a tais normas, o que não teria acontecido.
O licenciamento foi realizado através da Secretaria de Meio Ambiente da cidade, 30 dias antes de uma licitação pública na qual a Prefeitura declarou a empresa vencedora. Somente no dia 28 de junho, data que o Diário Oficial da Prefeitura publicou a assinatura do contrato com a Ecoresíduos, é que foram publicadas a emissão das licenças da empresa.
- Foto: Facebook/Prefeitura Municipal de Picos
Padre Walmir
A denúncia mostra ainda que não há nos processos de contratação, após licitação já denunciada por fraude ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), documentos mínimos para avaliação da viabilidade para instalação do empreendimento e sua operação. A empresa teria deixado de apresentar ainda os atestados de capacidade técnica.
Quanto a destinação dos resíduos, não foi indicado para qual local os resíduos serão encaminhados após o tratamento, que deveria ter sido exigido no processo de licenciamento uma declaração de anuência de algum aterro sanitário ou industrial. A denúncia ressalta que não existe aterro adequado em Picos.
Outro lado
O Viagora não conseguiu localizar o prefeito Padre Walmir para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.
Secretário estadual de Saúde sofre acidente de carro na PI-143 em Oeiras
De acordo com nota emitida pela Sesapi, o acidente aconteceu na noite dessa segunda-feira (07), quando o gestor retornava da cidade de São João do Piauí.Esperantina realizará a 3ª edição da Feira da Fartura a partir desta sexta
A programação da feira segue nos dias 15 e 16 de abril, no Mercado Público Municipal, com exposições de produtos regionais, gastronomia típica e comercialização direta da produção local.CPE Cível de Teresina movimenta mais de 41 mil processos em fevereiro
A atuação possibilitou a baixa de 961 processos e garantiu à CPE Cível I um Índice de Atendimento à Demanda de 100,48%.Projeto Samba no Coreto retorna à Praça Pedro II com nova temporada
O evento vai iniciar às 19h e terá como atração de abertura Junior Trezeguet & Samba de Responsa.Mel produzido no Piauí é exportado para países da União Europeia
Conforme o levantamento, o Piauí é o segundo maior produtor de mel do Brasil, exportando mais de R$ 100 milhões por ano em mel e outros produtos apícolas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir