Vilma Amorim autoriza demolição de prédio histórico em Esperantina
A primeira escola construída no município deve ser demolida para a construção da nova sede do Fórum Civil da cidade.
O Grupo Escolar David Caldas do município de Esperantina, localizado na praça central Leônidas Melo, deve ser demolido para a construção da nova sede do Fórum Civil da cidade. O local foi cedido pela prefeita Vilma Amorim, para o Tribunal de Justiça do Piauí. O Viagora recebeu informações esta semana, de moradores que estão preocupados com a destruição do patrimônio histórico de 80 anos.
O Viagora escutou um professor do município, que trabalhava na unidade escolar, antes dela ser cedida para a construção do fórum. Valdemir Miranda, que também é historiador informou que o colégio David Caldas foi a primeira escola de Esperantina e ressaltou que o local tem valor histórico para o município.
- Foto: DivulgaçãoGrupo Escolar Jornalista David Caldas
“Ele tem um certo valor histórico, valor arquitetônico, a fachada dele é toda trabalhada em alto-relevo, tem o nome do Jornalista David Caldas, um grande jornalista piauiense, natural de Barras, Esperantina pertencia a Barras. Ali estudou os primeiros esperantinenses e hoje são pessoas importantes”, relatou o professor.
Ainda de acordo com Valdemir, a escola funcionava normalmente, até a decisão da prefeita de ceder o prédio para a Justiça construir. “Funcionava, ela tirou [os alunos] para entregar para Justiça, cedeu o prédio, tirou os alunos de lá, para entregar, enquanto o Fórum tem a sede. Por que não faz a reforma lá na própria sede? ”, questionou o morador e professor do município.
- Foto: Prefeitura de EsperantinaVilma Amorim
A Lei que autorizou a doação do imóvel foi sancionada no dia 30 de janeiro deste ano. De acordo com o documento, o Fórum Desembargador Walter Mirando vai poder funcionar no prédio por apenas um ano, a partir da entrega do imóvel.
Outro lado
O Viagora tentou entrar em contato com a prefeita Vilma Amorim, nesta sexta-feira (22), mas não obteve êxito. Entramos em contato com o número disponibilizado pela própria Prefeitura em seu site oficial, mas ninguém atendeu as nossas ligações.
Tribunal de Justiça inicia tratativas para instalação do Justo Acesso em Bocaina
O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Programa Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, se reuniu com o prefeito de Bocaina, Guilherme Portela, para discutir sobre a iniciativa.Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço.Ministério Público discute ações emergenciais para vítimas das enchentes em Picos
A audiência pública sobre o assunto aconteceu nessa sexta-feira (17).Prefeitura de Teresina realiza mutirão de limpeza na Praça da Bandeira
A ação pública ocorrerá neste sábado e domingo (18 e 19/01), sob responsabilidade da ETURB.Uespi irá ofertar mais de 3.900 vagas pelo Sisu 2025
Conforme a Pró-Reitoria, os candidatos interessados em concorrer às vagas devem ter realizado o Enem 2024, para realizar a inscrição no Sisu 2025, que ocorrerão entre os dias 17 e 21 de janeiro.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir