Tribunal de Contas do Piauí aceita denúncia contra Nouga Cardoso
O reitor da FUESPI teria nomeado servidores para cargos que deveriam ser ocupados por professores efetivos.
O Tribunal de Contas do Piauí recebeu denúncia contra o reitor da Fundação Universidade Estadual do Piauí (FUESPI), Nouga Cardoso Batista. O denunciante alegou supostos atos de nomeação irregulares com cometimento de abuso de poder.
- Foto: UespiNouga Cardoso
Nouga teria nomeado servidores do quadro administrativo para ocupar cargos em comissão, ferindo, segundo a denúncia, o Decreto Estadual Nº 11.831/05, pois deveriam ser ocupados por professores efetivos.
O processo no TCE-PI informa, ainda, sobre nomeações de servidores lotados na capital para cargos comissionados pertencentes às universidades do interior, ficando estes à disposição das Pró-reitorias, o que deixaria, por consequência, os Campi do interior sem os cargos pertencentes a eles.
Outro lado
Sustenta a defesa que, para não haver suspensão das atividades regulares, as administrações passadas da UESPI continuaram nomeando e exonerando cargos em comissão e funções gratificadas sem a observância de regularidade dos atos de criação. Ou seja, agiram como se esses cargos tivessem sido criados regularmente.
A defesa também solicita que sejam relevadas as falhas, já que “ao longo do tempo a UESPI tem funcionado sem a devida e necessária criação e regularização dos Cargos de Provimento em Comissão e Funções Gratificadas”.
Análise do TCE-PI
O Tribunal de Contas constatou que procede a denúncia em relação às nomeações de: Margareth Torres de Alencar Costa; Rosenir Feitosa Lima; Marcos Antônio dos Santos Lima; Ivo Ariel Bastos Rodrigues; Hernane Santos Pinto; Dalva de Oliveira Lima Braga; Viviane Pedrazani; Maria do Socorro Rios Magalhães; Nayana Pinheiro Machado de Freitas Coelho; Maria do Carmo de Sampaio e Deusamar Araújo Siqueira.
Foi confirmada a prática de desvio de função, já que ocorreram, segundo o TCE-PI, nomeações para determinadas funções e unidades do interior do Estado, quando, em verdade, os servidores prestavam efetivo exercício em Teresina, diversamente da função para qual haviam sido nomeados.
O Tribunal afirma, ainda, que os cargos de Diretor e Coordenador devem ser ocupados após eleição e por professores da Universidade, por tratar-se de função que administra os cursos, logo, uma atividade a ser desempenhada por servidor no exercício de atividade relacionada ao magistério.
Voto
Em decisão assinada no dia 14 de novembro de 2017, o Conselheiro Jaylson Campelo votou em consonância com o Ministério Público de Contas, pela procedência parcial da denúncia.
Ele assinou o prazo de 60 (sessenta) dias para que Nouga Cardoso anule as nomeações que afrontam os artigos 19 e 20 do Estatuto da FUESPI, promovendo a readequação do exercício dos cargos comissionados às correspondentes lotações previstas no Estatuto ou na legislação de regência, sob pena de ser aplicada multa.
Teresina
Piauí
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Penitenciária promove curso de administração rural para internos em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, a atividade ocorre por meio de um termo de cooperação entre os órgãosGoverno divulga que Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil
O encontro entre a equipe do Piauiprev, SRT e MGI, ocorreu na última terça-feira (19).Semplan promoverá o I Fórum de Justiça Climática de Teresina
O evento acontecerá no próximo dia 28 de novembro, no Sesc Cajuína em TeresinaFórum discute inovação tecnológica e empreendedorismo feminino em Teresina
O evento promovido pela Associação Mulheres d'Negócios do Piauí, nessa quinta-feira (21), teve participação da secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.Detran do Piauí fornece até 95% de desconto no Refis 2024
O prazo para o Programa de Recuperação de Créditos Tributários vai até o dia 18 de dezembro de 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir