Viagora

Ex-prefeito de Barras é condenado por improbidade na Justiça Federal

A ação contra o ex-gestor foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF). José de Ribamar foi acusado de aplicar recursos da Sudene irregularmente.

A Justiça Federal no Piauí condenou o ex-prefeito do Município de Barras, José Ribamar Pereira, por improbidade administrativa. A ação contra o ex-gestor foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) que divulgou a sentença nesta sexta-feira (09).

José Ribamar foi condenado a ressarcir os danos causados, que somaram a quantia de R$ 179.562,75 (Cento e setenta e nove mil quinhentos e sessenta e dois reais e sessenta e cinco centavos), em valores atualizados, além do pagamento de multa de 10% desse valor.

  • Foto: Street ViewJustiça Federal no PiauíJustiça Federal no Piauí

Segundo as alegações do MPF, o ex-prefeito aplicou irregularmente recursos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que foram repassados ao município por meio de Convênio, em 2002.

Os recursos deveriam ter sido aplicados pelo ex-gestor na pavimentação poliédrica e construção de sistemas de abastecimento de água, nas localidades Angical, Passa Tudo, Baixão da Liberdade e no bairro Pedrinhas II. Mas, uma tomada de contas especial do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou ilegalidades na aplicação das verbas públicas.

Com a decisão, que ainda cabe recurso, o réu teve os direitos políticos suspensos e foi proibido de contratar com o Poder Público direta ou indiretamente, por cinco anos.

Outro lado

O Viagora tentou entrar em contato com José de Ribamar, mas não conseguiu localizá-lo. O espaço permanece aberto para esclarecimentos posteriores. 

Facebook
Veja também