Eletrobras é suspeita de se apropriar indevidamente de bens públicos
Os bens pertencem ao município de São Gonçalo do Gurgueia. O Ministério Público vai acompanhar o caso e pede que o prefeito tome as providências contra a Eletrobras.
A Eletrobras Piauí vai ser investigada por supostamente se apropriar indevidamente de bens públicos do município de São Gonçalo do Gurgueia. O Ministério Público do Estado converteu o procedimento preparatório em inquérito civil público para apurar o caso. A Portaria nº 63/2018 foi assinada pelo promotor de Justiça José Sérvio de Deus Barros no dia 27 de março.
Um procedimento preparatório foi instaurado para verificar o possível desleixo da administração pública do município nas adoção de medidas necessárias à reivindicação de bens públicos.
Postes, cabos e materiais integrantes da rede de transmissão elétrica que ligava a zona urbana à localidade "Barreiros", teriam sido incorporados indevidamente pela Eletrobras.
Segundo o MP-PI, esses bens foram removidos pela empresa Alternativa Distribuição LTDA e entregue à Distribuidora de energia, que teria feito a contratação para substituição da rede elétrica.
O município de São Gonçalo do Gurgueia moveu ação judicial apenas contra a Alternativa Distribuição LTDA para reaver os bens municipais indevidamente incorporados. Para o promotor de Justiça, a ausência da responsabilização civil da Eletrobras Piauí pode vir a causar danos ao patrimônio público municipal.
José Sérvio determinou a expedição de Recomendação ao atual Prefeito do Município de São Gonçalo do Gurguéia para que promova, em nome do município, a ação judicial cabível contra a Eletrobras. O objetivo é reivindicar a restituição dos bens municipais por ela indevidamente incorporados, ou, subsidiariamente, o ressarcimento respectivo.
O representante do Ministério Público fixou o prazo de 30 dias, contados do recebimento da Recomendação, para que o prefeito Paulo Lustosa Nogueira informe sobre o cumprimento. O MP pode adotar medidas judiciais para responsabilização devido o desleixo.
Outro lado
O prefeito da cidade não foi localizado para comentar o caso. A Eletrobras informou que ainda não foi notificada do inquérito.
Programa Defesa Civil na Escola faz formatura de alunos em Piripiri
A solenidade ocorreu nessa sexta-feira (22) no Palácio Perypery, no municipio de Piripiri e contou com a presença de autoridades, alunos e professoresInveste Piauí realizará Semana H2 Talent no Piauí em Teresina e Parnaíba
O evento acontecerá de 25 a 29 de novembro com uma vasta programação para discutir estratégias renováveis em Teresina e no litoral PiauienseRafael anuncia desconto de ICMS para aquisição de equipamentos durante a Expoapi 2024
Rafael Fonteles destacou a importância da Expoapi para consolidar o Piauí como um polo de negócios agropecuários.Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consultaBombeiros do Piauí intensificam ações de capacitação operacional
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º Grupamentos
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir