Prefeita Ana Célia é denunciada ao TCE por falhas na transparência
O órgão denuncia irregularidades no Portal da Transparência do município.
O Ministério Público de Contas entrou com uma representação no Tribunal de Contas do Estado contra a prefeita de Cocal de Telha, Ana Célia da Costa Silva, por irregularidades em relação a transparência do governo municipal.
A Representação foi feita após reclamações da população do município em relação aos problemas na divulgação do portal da transparência. O relator do processo é o conselheiro Delano Carneiro da Cunha Câmara.
- Foto: DivulgaçãoA prefeita de Cocal de Telha Ana Célia
Conforme o Ministério, foram constatados diversos problemas no portal da transparência, que se encontrava deficiente e desatualizado para disponibilizar e divulgar informações de interesse público. O site não permite a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, abertos não proprietários, como planilhas e texto (CSV), para a facilitar a análise das informações, além da impossibilidade de envio de pedidos de informação de forma eletrônica.
Fora isso, o órgão ainda constatou a ausência de informações referentes à remuneração dos servidores municipais, como categoria, vantagens e descontos, (exercício de 2018); de divulgação da Receita e Despesa no exercício de 2018; do resultado dos editais de licitação, e das cópias dos Contratos e Convênios na integra; a legislação antiga do Município (Estatuto dos Servidores Municipais, Lei Orgânica, Lei da Contratação Temporária, etc.); e também a ausência de divulgação das diárias e passagens por nome de favorecido e constando, data, destino, cargo e motivo de viagem.
Assim, o MPC solicita ao Tribunal de Contas a procedência da representação com a aplicação de multa à Ana Célia e a determinação de alterações no site eletrônico do município em um prazo de até 15 dias, para adequar e atualizar a página na Internet.
Teresina
Piauí
Ministério Público de Contas do Piauí - MPC-PI
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir