Viagora

Prefeito Mão Santa assina acordo de cooperação técnica com o Incra

A expectativa é que sejam injetados R$ 2,5 milhões na economia local e que beneficie 260 famílias. Cada família receberá cerca de 10 mil reais.

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) buscando beneficiar as famílias da zona rural da cidade. Nesta semana, em seu gabinete, o Superintendente da Secretaria do Setor Primário e Abastecimento (Sesa), Ismael Abreu, repassou ao prefeito os documentos referentes ao acordo.

  • Foto: DivulgaçãoMão Santa recebeu, em seu gabinete, os documentos referentes ao acordo.Mão Santa recebeu, em seu gabinete, os documentos referentes ao acordo.

A cooperação objetiva a realização de atividades de atualização cadastral e da verificação das condições de permanência das famílias beneficiárias. A intenção também é a realização de ações destinadas a concessão e operacionalização dos créditos de instalação do Programa Nacional de Reforma Agrária, nos projetos de assentamento localizados em Parnaíba.

Serão beneficiados os povoados e assentamentos de Cajueiro, Lagoa do Prado, Baixa da Carnaúba, Monte Alegre e Canaã do Norte, na zona rural de Parnaíba.

De acordo com Ismael Abreu, será uma injeção de recursos na economia local no valor de R$ 2 milhões e 500 mil reais, que vão beneficiar 260 famílias, com cada uma recebendo em torno 10 mil reais. 

“Agora a equipe técnica da Secretaria vai elaborar os projetos, de acordo com cada área onde estão fixadas as famílias, para que os investimentos que serão feitos sejam multiplicados e haja crescimento na atividade econômica dessas famílias”, disse Ismael.

Ele analisou também que há melhorias na zona rural do município. “Estamos sempre atrás de recursos e benefícios. Já temos um trator, conseguido junto à Codevasf, que pode ser utilizado por todos. Estamos de novo alavancando a agropecuária, que era um setor totalmente desassistido”, pontuou. 

Ismael acrescentou ainda que agora, de posse desse convênio, outras oportunidades virão, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O PNAE determina que o município adquira para a merenda escolar pelo menos 30% do que é produzido na agricultura familiar. “Assim o produtor vai ter o incentivo de saber que, se existir produção, haverá quem compre”, concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Parnaíba

Piauí

Mão Santa

Facebook
Veja também