Dudu critica PPP da iluminação pública proposta por Firmino Filho
O prefeito de Teresina enviou o projeto para para apreciação dos vereadores. O vereador Dudu diz que Firmino Filho quer aplicar "golpe das finanças".
O vereador Dudu criticou o projeto que o prefeito Firmino Filho enviou para apreciação dos vereadores para autorizar a realização de Parceria Público Privada (PPP) no setor de iluminação pública. O parlamentar se pronunciou na sessão desta quarta-feira (11) na Câmara Municipal de Teresina.
- Foto: Dudu/FacebookVereador Dudu.
Na mensagem em que trata sobre a autorização do estabelecimento de PPP no setor de iluminação pública, o Poder Executivo destaca que o projeto objetiva uma melhor prestação de serviço com medidas "tais como modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública".
- Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaPrefeito Firmino Filho.
A parceria deve permitir eficiência na prestação do serviço em vias públicas destinadas ao trânsito de pessoas ou veículos, avenidas, túneis, passagens, e bens públicos, como abrigos de usuários de transportes coletivos, praças, parques e jardins.
Dudu afirma ser a favor desse tipo de parceria, mas que, no contexto atual, ele acredita tramitar com irregularidades este processo na iluminação pública.
"Como a Prefeitura quer fazer essa parceria para um setor que é rentável? Onde está a audiência pública que é obrigatória antes de ser votado um projeto como este? Como a Eletrobras irá passar o recurso para essa empresa que vir a ganhar? Quanto irá custar essa PPP? Qual o cronograma para melhoria da iluminação pública? São perguntas que precisam de respostas e não só serem levadas à votação nesta Casa", questionou o vereador.
Para o vereador, o projeto que foi apresentado à Câmara seria um golpe contra as contas da própria cidade: "A Prefeitura já recebe uma taxa, a Cosip, que o usuário paga como contribuição para custeio da iluminação pública. Uma taxa cara, inclusive. Uma PPP serve para o setor privado ajudar o setor público a alavancar a economia, então por que a Prefeitura de Teresina quer falar de PPP de algo que rende dinheiro? Por qual motivo uma empresa vai chegar à Teresina para pegar um filé rentável da cidade?", indaga Dudu.
Anteriormente, o petista já havia movido uma ação contra a licitação da iluminação pública da capital, vencida pela empresa Citeluz. Ele acredita que tenha havido direcionamento ou favorecimento à empresa para que ela realizasse serviços de manutenção preventiva dos equipamentos de iluminação pública nas zonas urbanas e rural de Teresina. No entanto, o questionamento de Dudu não se resume à licitação vencida. De acordo com ele, a Prefeitura está tentando "enfiar guela abaixo" uma PPP sem discutir sobre a sua necessidade.
Teresina
Piauí
Firmino Filho
Dudu
Prefeitura de Teresina
Câmara Municipal de Teresina
Matrículas para escolas estaduais do Piauí iniciam na segunda-feira
A data foi divulgada na ultima sexta-feira (22), pelo governador Rafael Fonteles juntamente com secretário de educação Washington BandeiraSetur-PI realizará capacitação com agentes de viagens do Rio de Janeiro
Conforme o evento, o destaque principal é conhecer as atrações do estado e aprender a promovê-las aos turistas de todo o Brasil.Biblioteca Cromwell de Carvalho oferece salas climatizadas e internet para concurseiro
A biblioteca encontra-se em frente a Praça do Fripisa, no Centro de Teresina e contra com um espaço ideal para estudantes que buscam um ambiente adequado para se preparar para concursos e EnemPrograma Defesa Civil na Escola faz formatura de alunos em Piripiri
A solenidade ocorreu nessa sexta-feira (22) no Palácio Perypery, no municipio de Piripiri e contou com a presença de autoridades, alunos e professoresInveste Piauí realizará Semana H2 Talent no Piauí em Teresina e Parnaíba
O evento acontecerá de 25 a 29 de novembro com uma vasta programação para discutir estratégias renováveis em Teresina e no litoral Piauiense
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir