Viagora

TCE vai julgar regularidade do concurso de Demerval Lobão

Foi solicitado ao prefeito Júnior Carvalho que prestasse esclarecimentos ao TCE após Divisão de Registros de Atos encontrar improbidades relativas ao concurso.

Na próxima quarta-feira (1), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) irá julgar a regularidade do edital de Nº01/2017 referente ao concurso público realizado para provimento de vagas existentes no quadro de pessoal da Prefeitura de Demerval Lobão.

  • Foto: ReproduçãoJúnior CarvalhoPrefeito de Demerval Lobão Júnior Carvalho

Em relatório preliminar divulgado, a Diretoria de Fiscalização de Atos de Pessoal (DFAP) encontrou uma série de irregularidades: a documentação referente ao concurso não foi encaminhada ao Sistema RH Web, não houve indicação de publicação do concurso no Diário Oficial dos Municípios, a legislação municipal que garantia existência de cargos vagos ou a criação destes não foi anexada à base legal do Sistema RH Web, o edital não previa hipóteses de isenção de taxa de inscrição e não houve detalhamento no edital sobre as verbas componentes da remuneração.

Sob as irregularidades encontradas, o TCE solicitou ao prefeito Júnior Carvalho que prestasse maiores esclarecimentos, onde o mesmo enviou a documentação comprobatória requisitada pelo processo à Divisão de Registros de Atos.

Após avaliação do processo e devidos esclarecimentos, o Ministério Público de Contas do Estado do Piauí, na figura da procuradora Raïssa Maria Rezende de Deus Barbosa, emitiu parecer afirmando que as admissões informadas possuem previsão legal e que grande parte da documentação faltante foi apresentada pelo gestor, restando sanada parcialmente a falha.

A procuradora ainda determinou que houvesse a conversão do processo de admissão para a modalidade fiscalização de concurso público/processo seletivo, o julgamento de regularidade do certame e aplicação da multa ao gestor, já que ainda há documentação restante a ser entregue.

Facebook
Veja também