Viagora

Secretaria de Educação de Campo Maior diz que cumpriu pedido do MPF

O Ministério Público Federal recomendou que houvesse alteração da rota do transporte escolar no período da cheia do Rio Longá e que fossem disponibilizados ônibus escolares.

A secretária de Educação de Campo Maior, Maria da Conceição Pinheiro Gomes, informou ao Ministério Público Federal no Piauí que acatou integralmente a recomendação do órgão para que fosse garantida a segurança dos estudantes na localidade “Passagem da Negra” durante o trajeto até a escola. O MPF pediu para que houvesse alteração da rota do transporte escolar no período da cheia do Rio Longá e que fossem disponibilizados ônibus escolares.

A recomendação foi expedida no mês de maio pelo procurador da República Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior em Inquérito Civil Público que apura suposta falha do município na prestação do serviço de transporte escolar para crianças nessa localidade.

O procedimento foi aberto após a exibição de reportagens jornalísticas nacionais com imagens e relatos de crianças fazendo a travessia do Rio Longá em boias, durante o período das cheias. Além da situação recorrente de alagamento no local que afeta aproximadamente 30 famílias, todos os anos, as reportagens enfatizaram a exposição das crianças ao grave risco de morte durante a travessia.

No ofício, em resposta à recomendação do MPF, a gestora enfatizou que a situação apresentada foi um caso isolado e que o município já tomou as providências para que não se repita. Mas, o entendimento do MPF é que a situação era recorrente, conforme depoimentos de populares que afirmaram que a situação se repetia ano a ano.

O Ministério Público Federal ficará atento para se certificar de que a recomendação será efetivamente cumprida.

Facebook
Veja também