TCE analisa denúncia de Robert Rios contra prefeito de Piracuruca
Segundo Robert Rios, Dr. Raimundo encontrava-se em plena campanha para sua reeleição e usou “de meios escusos e ilegais para obter a garantia de votos, tudo tendo como suporte aos cofres públicos”.
O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) vai julgar neste mês denúncia do ex-deputado estadual Robert Rios contra o prefeito de Piracuruca, Dr. Raimundo (PSD). O gestor teria realizado contratações sem concurso público, utilizando-se apenas de análise curricular e entrevista.
- Foto: Hélio Alef/Viagora
Ex-deputado Estadual Robert Rios (DEM)
Segundo Robert Rios, o gestor encontrava-se em plena campanha para sua reeleição e usou “de meios escusos e ilegais para obter a garantia de votos, tudo tendo como suporte aos cofres públicos”.
- Foto: GP1
Prefeito de Piracuruca, Dr. Raimundo.
A Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) afirma que o ex-deputado não instruiu a sua representação com documentos indispensáveis para a confirmação de sua legitimidade e que por isso a representação deveria ser extinta. Porém a Diretoria resolver fazer o levantamento das informações diante da gravidade dos relatos.
O setor técnico analisou que os processos seletivos simplificados pelo município foram realizados sem a observância dos imperativos da transparência, isonomia e impessoalidade, o que restou evidenciado a ausência de critérios objetivos previamente divulgados para a classificação dos candidatos inscritos. Apontou que o Tribunal de Contas da União (TCU) já reconheceu a ilegalidade de contratação de profissionais sem aplicação de prova escrita.
“A seleção restrita à análise curricular só é aceitável quando há parâmetros objetivos que permitam correlacionar o produto desejado com a formação especializada dos candidatos. Em nenhum momento o edital definiu objetivamente os critérios para análise curricular”, diz o posicionamento da DFAM que considerou a denúncia procedente.
O Ministério Público de Contas (MPC) também adotou essa análise.
Outro lado
O prefeito Dr. Raimundo disse ao Viagora que o Ministério Público e a Polícia Federal já arquivaram denúncias sobre esse caso. Ele disse que o julgamento está marcado para essa quarta-feira (23) e que somente depois iria se pronunciar sobre o assunto.
Piracuruca
Piauí
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Ministério Público de Contas do Piauí - MPC-PI
Confira programação de missas durante a Semana Santa em Teresina
As celebrações serão presididas pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, na Catedral de Nossa Senhora das Dores.Rafael Fonteles inaugura Cineteatro Sávio Barão em Picos
Rafael Fonteles afirmou que o Cineteatro de Picos é considerado o maior do interior do estado e vai contribuir para o desenvolvimento do setor artístico do território do Vale do Rio Guaribas.Ministério Público reúne prefeitos da região de São Raimundo Nonato sobre a seca
Os gestores presentes se mostraram dispostos a colaborar com as recomendações do MP e discutiram alternativas para manter o apoio às comunidades afetadas.Rafael Fonteles participa da Procissão dos Passos em Oeiras
Durante a procissão, a imagem de Cristo percorre a cidade histórica. A cerimônia foi comandada pela Diocese.Prefeitura de Esperantina faz 1ª edição do projeto Assistência Social na Comunidade
A iniciativa tem como objetivo levar acolhimento e serviços essenciais diretamente às comunidades, promovendo mais acesso e proximidade entre a gestão pública e a população.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir