Viagora

MP e Strans discutem situação do transporte coletivo em Teresina

A promotora de Justiça Graça Monte realizou audiência, sobre o transporte público que atende aos moradores dos residenciais Bem Viver I e II, localizados na zona Sul.

Na última quarta-feira (24), a promotora de Justiça Graça Monte, titular da 32ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou audiência, sobre o transporte público que atende aos moradores dos residenciais Bem Viver I e II, localizados na zona Sul de Teresina. Participaram da reunião residentes do bairro e o diretor de transporte público da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), Francisco Carlos Nogueira de Costa. O encontro ocorreu na sede do Ministério Público do Piauí na zona Leste de Teresina.

Na audiência, os moradores dos residenciais relataram que o número de vans disponibilizadas para o transporte é reduzido, o que gera longas esperas para os usuários do transporte público. Explicaram também que o transporte feito por meio de vans deveria ser apenas uma medida provisória; o mais adequado é a criação de uma linha de ônibus para o bairro. Outro problema é o atraso das vans: segundo os moradores, os veículos não cumprem os horários previstos nas ordens de serviço.

  • Foto: Divulgação/MPAudiência aconteceu na última quarta-feira (24).Audiência aconteceu na última quarta-feira (24).

O diretor de transporte público da Strans iniciou sua fala pontuando que, em decorrência da topografia do residencial, não é possível disponibilizar um ônibus coletivo para atender aos moradores. Ainda de acordo com o representante da Strans, quatro vans foram credenciadas para fazer o transporte dos moradores; no entanto, apenas três estão prestando o serviço, isso porque uma foi descredenciada por estar em situação irregular.  Em relação aos atrasos, Francisco Carlos Costa disse que é possível fazer reclamações sobre o descumprimento dos horários através do aplicativo COLAB.

A promotora de Justiça declarou que a prefeitura de Teresina e a Strans devem trabalhar para resolver o problema da falta da ônibus nos dois residenciais. Graça Monte questionou se o poder executivo municipal e o órgão de fiscalização do transporte e trânsito não poderiam executar obras no bairro, melhorando a infraestrutura das vias e assim possibilitando a circulação de ônibus nos bairros Bem Viver I e II.

Ao final da audiência, ficaram acertados os seguintes encaminhamentos: até o dia 10 de maio, os moradores devem informar à Strans se os atrasos nos horários das vans continuam ou não; o Ministério Público solicitará informações à SDU/Sul para saber se é viável a realização de obras com objetivo de adequar a topografia das ruas do bairro, com a consequente viabilização do tráfego de ônibus nos residenciais. No dia 3 de junho acontecerá uma nova audiência para discussão das providências a serem tomadas para resolver o problema do transporte público na região.

Facebook
Veja também