Diretório do PT quer processo disciplinar contra Padre Walmir
Além do Padre Walmir, outras lideranças do PT estão na lista de infiéis, dentre os quais o vereador Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi.
Alegando suposta infidelidade nas eleições de 2018, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou a abertura de processo disciplinar contra o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima e outras lideranças da legenda, dentre as quais o vereador Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi, líder do governo na Câmara Municipal.
Pesa contra eles a acusação de descumprimento do Código de Ética do Partido dos Trabalhadores, que tem como um dos princípios éticos fundamentais que devem orientar a conduta de todos os filiados, o respeito à fidelidade partidária.
No documento, enviado à reportagem do Informa Picos por uma fonte, o diretório do PT alega que todas as pessoas citadas devem responder a processo disciplinar porque, publicamente, declararam nas eleições de 2018 voto em candidatos de outras legendas.
Relação de infiéis
O prefeito de Picos Padre Walmir, por exemplo, é acusado de ter votado em Paes Landim (PTB) para deputado federal, Severo Eulálio (MDB) para deputado estadual e Wilson Martins (PSB) para senador, em detrimento dos candidatos da legenda ou da coligação, no caso do senador.
- Foto: Facebook/ Padre Walmir LimaPadre Walmir Lima
Também foi pedido abertura de processo disciplinar contra o vereador Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi e sua esposa, professora Maria Rosilene Monteiro Luz, secretária municipal de Educação. Paturi é acusado de votar em Severo Eulálio para estadual, enquanto Rosilene teria votado em Paes Landim para federal e Severo Eulálio estadual.
Cícera Cristina Hipólito teria votado em Paes Landim para federal e Severo Eulálio estadual; José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé, teria votado em Severo Eulálio para deputado estadual e o Coordenador Municipal de Obras, Reginaldo Osvaldo de Sousa teria votado em Paes Landim para federal e Severo Eulálio, estadual.
O diretório do PT pede ainda que seja aberto processo disciplinar contra Francilene Antônia da Conceição e também o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Picos, Francivaldo Barbosa de Sousa, o Civaldo, que teriam votado em Paes Landim para federal e Severo Eulálio para estadual.
Infidelidade
O documento conclui: “Desta forma, solicitamos abertura de processo disciplinar conforme reza o Código de Ética e Disciplina do PT”.
De acordo com o art. 6º do Código de Ética do PT, é terminantemente vedado recomendar o voto ou fazer propaganda de candidato a cargo eletivo de outro partido que não pertença a coligação de que faça o Partido dos Trabalhadores.
Já o parágrafo único diz que a infração ao disposto neste artigo caracteriza infração ética de natureza grave.
Outro lado
Contactado via telefone o presidente do diretório municipal do Pt de Picos, Zacarias Teixeira, disse que não tinha conhecimento do documento.
*Publicado originalmente pelo Informa Picos.
Comissão da Alepi aprova proibição do uso de celulares nas escolas no Piauí
Segundo a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI), o projeto de lei foi apresentado pelos deputados Henrique Pires (MDB) e Marden Menezes (Progressistas).Sílvio Mendes anuncia reforma administrativa na Prefeitura de Teresina
De acordo com o prefeito eleito, a medida prevê economia de aproximadamente R$ 11 milhões.Ministério Público recomenda desaprovação das contas de Samantha Cavalca
Ao Viagora, a futura vereadora Samantha Cavalca informou que já foi notificada pelo Ministério Público Eleitoral e apresentou sua defesa.Promotora recomenda desaprovação das contas de Pedro Alcântara
O parecer foi emitido pela promotora Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes no dia 18 de novembro deste ano.PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir