Vereador critica Padre Walmir por reformar praça Josino Ferreira
O vereador Chaguinha subiu à tribuna da Câmara de Picos e protestou contra a maneira como a reforma da praça está sendo feita. O espaço é tombada pelo patrimônio histórico e cultural do município.
Em pronunciamento na sessão da última quinta-feira, 23, o vereador Francisco das Chagas de Sousa , o Chaguinha (PTB), acusou o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) de demolir uma edificação tombada pelo patrimônio histórico e cultural do município.
- Foto: José Maria BarrosVereador Chaguinha
Trata-se da praça Josino Ferreira, cuja reforma teve início no último dia 17 de maio e está sendo feita por uma equipe da própria Prefeitura de Picos. Segundo o Palácio Coelho Rodrigues, a ação engloba intervenções na estrutura dos canteiros, como a retirada e renovação dos rebocos, no paisagismo, acessibilidade, com a retirada e aplicação de novo piso e iluminação pública.
Autor da Lei nº 2847/2017, de 17 de novembro de 2017, que dispõe sobre tombamento de edificações públicas e privadas, o vereador Chaguinha subiu à tribuna da Câmara na última quinta-feira, 23, e protestou contra a maneira como a reforma da praça Josino Ferreira está sendo feita.
- Foto: José Maria BarrosPraça Josino Ferreira em Picos.
Acusando a gestão de descompromissada com o povo e as leis, Chaguinha disse que havia recebido do Conselho Municipal do Meio Ambiente, ao qual faz parte, a informação de que o prefeito Padre Walmir e a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Maria Santana, haviam feito uma visita ao canteiro de obras da praça Josino Ferreira.
“Soube agora há pouco que já arrancaram árvores e colocaram um trator para demolir parte da praça. Ocorre que existe uma lei de tombamento municipal aprovada por esta casa, de autoria deste vereador, tombando a praça Josino Ferreira como patrimônio histórico e cultural. Tendo em vista nós termos o conjunto arquitetônico formado pelo museu, antiga prefeitura e antiga biblioteca pública” – lembrou Chaguinha.
Ministério Público
Líder da bancada de oposição na Câmara de Picos, Chaguinha disse que, por conta de tudo isso entende que o Ministério Público tem que agir. O parlamentar garantiu que fará a manifestação junto ao MP, para que o órgão faça com que a lei seja cumprida, assim como fez em relação à Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios quando da retirada do mosaico.
“Olha, se não pode mexer na Igreja Matriz [Catedral], também não pode mexer na praça Josino Ferreira da forma como o prefeito está fazendo. A lei diz que você pode fazer as reformas necessárias, mas mantendo toda a estrutura que lá existe” – Alerta Chaguinha.
O vereador foi mais além em relação à postura do prefeito Padre Walmir. “Ele está descumprindo uma lei municipal criada por esta casa, publicada no Diário Oficial dos Municípios e sancionada. Então, vamos agir e cobrar do Ministério Público também uma manifestação nesse sentido” – anunciou Chaguinha.
Lei de tombamento
De autoria do vereador Chaguinha, a Lei nº 2847/2017 que dispõe sobre o tombamento de edificações públicas e privativas, foi aprovada pela Câmara Municipal de Picos e sancionada pelo prefeito Padre Walmir no dia 17 de novembro de 2017.
Em seu artigo primeiro a lei diz que ficam tombados como patrimônio histórico e cultural do município de Picos as edificações: O Conjunto Arquitetônico da Praça Josino Ferreira, que engloba a antiga Prefeitura, atual Secretaria de Cultura e Lazer; Antiga Biblioteca Pública e o Museu Ozildo Albano; além do Prédio dos Correios e a Antiga Penitenciária Masculina, hoje a Penitenciária Feminina.
“A partir desta data, as edificações não poderão sofrer alterações arquitetônicas nas áreas externas. Qualquer modificação interna deverá manter a originalidade da fachada” – alerta o artigo segundo da Lei de Tombamento sancionado pelo prefeito Padre Walmir.
*Originalmente publicado pelo Informa Picos.
Comissão da Alepi aprova proibição do uso de celulares nas escolas no Piauí
Segundo a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI), o projeto de lei foi apresentado pelos deputados Henrique Pires (MDB) e Marden Menezes (Progressistas).Sílvio Mendes anuncia reforma administrativa na Prefeitura de Teresina
De acordo com o prefeito eleito, a medida prevê economia de aproximadamente R$ 11 milhões.Ministério Público recomenda desaprovação das contas de Samantha Cavalca
Ao Viagora, a futura vereadora Samantha Cavalca informou que já foi notificada pelo Ministério Público Eleitoral e apresentou sua defesa.Promotora recomenda desaprovação das contas de Pedro Alcântara
O parecer foi emitido pela promotora Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes no dia 18 de novembro deste ano.PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir