Viagora

Strans deve aumentar testes de acoolemia em 40% neste ano

As blitzen estão sendo realizadas de quinta a domingo nos principais pontos da cidade, entre 23h e 4h.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) tem intensificado abordagens em parceria com ógãos de trânsito e pretende aumentar 40% os teste de alcoolemia durante blitzen.

De acordo com dados da Diretoria de Operações de Trânsito da Strans, só neste ano no período de janeiro a junho já foram realizadas 14.910 abordagens e 2.218 testes de alcoolemia, sendo registrados 52 casos com embriaguez administrativa e 12 casos com constatação de embriaguez.

No ano passado, pouco mais de 24 mil abordagens a veículos foram feitas, 3.105 condutores foram submetidos ao teste do bafômetro, 104 se enquadraram na embriaguez administrativa e 34 pessoas haviam ingerido álcool acima do nível permitido. A lei determina prisão em flagrante em casos que o condutor estiver com índices de alcóol acima de 0,36 constatados no aparelho.

  • Foto: Divulgação/AscomStrans deve aumentar testes de acoolemia em 40% neste ano.Só neste ano, no período de janeiro a junho, já foram realizadas 14.910 abordagens.

O aumento na identificação dos casos de condutores embriagados neste ano já é notório. “Esse índice maior deve-se a intensificação da fiscalização, pois os condutores ainda insistem em beber e dirigir”, explica o diretor de Operações e Fiscalização de Trânsito da Strans, coronel Jaime Oliveira. As blitzen são realizadas de quinta a domingo nos principais pontos da cidade, entre 23h e 4h com o apoio do Detran e outras diretrizes policiais.

Para a gerente de Educação no Trânsito da Strans, Samyra Motta, é de extrema urgência a necessidade de uma mudança comportamental no trânsito.  “Temos fiscalização nas vias, realizamos campanhas educativas nas escolas e empresas com o Programa Vida no Trânsito e organizamos os dados de ocorrências para serem utilizados no planejamento de ações. Todos sabem que é crime beber e dirigir, é perigoso e o importante não é o valor da multa, é a vida das pessoas, pois ainda são verificadas muitas mortes e pessoas com sequelas”, ressalta.  

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Strans

Facebook
Veja também