Teresina e Timon atuam no combate ao trabalho infantil
A ação visa combater a alocação de crianças na venda de cocadas entre as cidades e identificar os fornecedores.
As Prefeituras de Teresina e de Timon estão articulando uma ação de combate à mão de obra infantil na venda de cocadas entre as cidades. O trabalho está sendo realizado através da Secretaria Municipal de Cidadania (Semcaspi) e até o momento já foram identificados três fornecedores do produto que estão alocando crianças para as vendas.
De acordo com o informado pela Semcaspi, as crianças flagradas estavam realizando a venda nas avenidas e restaurantes da capital, agentes da Proteção Social de Teresina identificaram os fabricantes dos produtos comercializados e encaminharam o caso para o Ministério Público que realizaram uma audiência com os envolvidos. O órgão ministerial disse que foi feito um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em que se impõe o compromisso de regularização da mão de obra.
Para a coordenadora de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), Franciana Beleense, os resultados de ações como essa são perceptíveis no dia-a-dia. “Com essa ação, podemos garantir que 90% das crianças e adolescentes que faziam esse trabalho nas ruas de Teresina não estão mais lá. Fato que se identificava com facilidade, visualmente, por todas as pessoas”, explica. O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, assegurou que as ações de combate ao trabalho infantil irão continuar e contam com o apoio de conselheiros tutelares também. “A regularização da mão-de-obra por meio do combate ao trabalho infantil é prioridade”, pontua.
A secretaria reforça ainda que a população pode ajudar denunciando casos de exploração através do número 153 ou em unidades de assistência social mais próximas, podendo ser registrada também na própria sede do Conselho Tutelar.
-
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios -
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir