Pacientes com Covid-19 recebem atendimento por telefone em Teresina
Lançado pela FMS, o serviço Alô Saúde Teresina irá atender pacientes com sintomas leves da Covid-19 ou outras doenças de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h.
A partir desta segunda-feira, 20 de abril, pessoas com sintomas leves da Covid-19 ou com outros problemas básicos de saúde poderão ser atendidas através do telefone em Teresina. Implantado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), o programa “Alô Saúde Teresina” estará disponível através do telefone 0800 291 0084 e funcionará de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 20h.
Segundo o órgão, o objetivo dessa nova forma de atendimento é ampliar o acesso à saúde, diminuindo a circulação de pessoas na cidade e evitando a exposição dessas pessoas ao vírus. “Estamos utilizando a tecnologia para beneficiar a população. Assim, os pacientes poderão ter contato com um grupo de médicos, sem precisar sair de casa”, explica o presidente da FMS, Manoel Moura.
Um total de 22 profissionais da Atenção Básica formam a equipe que atenderá a população. Os médicos serão distribuídos em escalas de serviço, como explica o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista. “Contamos com médicos que estão isolados por fazerem parte do grupo de risco para a Covid-19. Eles foram devidamente qualificados para esse atendimento e estão aptos a atenderem os teresinenses”, afirma.
O serviço, da OPT Sistema e implantado pela Prodater, tem possibilidade de atender, inicialmente, 4.900 ligações por dia. “A gestão também tem a opção de visualizar as ligações de outros municípios e poderá ter acesso aos relatórios diários das demandas atendidas. Isso contribuirá com a tomada de decisões e criação de políticas públicas”, ressalta o diretor técnico da Prodater, Câncio Junior
Como funciona o Alô Saúde Teresina
Ao ligar para o 0800, a população será atendida por uma Unidade de Resposta Automática, que irá redirecionar a ligação ao Call Center “Covid-19” ou “Saúde da Família”. Em seguida, um operador vai repassar todas as orientações sobre a Covid-19 e coletar dados do paciente, para atender as suas necessidades de saúde. Durante a ligação, é preenchido o prontuário de atendimento.
“Se houver necessidade, a ligação será imediatamente transferida para um médico, para prosseguir com o atendimento. Vai ser possível, inclusive, fazer videoconferência para que a equipe médica possa ver o usuário. Todos os procedimentos feitos serão atualizados no prontuário do paciente”, ressalta Câncio Junior.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir