Viagora

Maternidade Evangelina Rosa segue sem casos de Covid-19

Mesmo sem casos, a unidade possui dez leitos de UTI disponíveis e outros 16 para internação clínica.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina, adotou medidas de cautela reforçada em seus procedimentos durante a pandemia da Covid-19 e mantém os profissionais e a unidade sem casos de infecção da doença.

A unidade começou cedo a testagem de seus servidores e afastou aqueles com sintomas de gripe, conforme o diretor-geral da MDER, Francisco Macêdo. “Agora, é só aguardar as orientações legais e chamar todos de volta ao trabalho. Espero que outros hospitais sigam o exemplo da MDER e testem os seus servidores”, disse. Mesmo sem casos de pacientes contaminados, a maternidade já tem disponíveis dez leitos de UTI e 16 leitos de internação clínica.

Com a disponibilização dos testes rápidos, decidiu-se testar os profissionais de saúde que estavam afastados por sintomas gripais e que se encontravam dentro do perfil preconizado, aqueles com mais de sete dias do início dos sintomas. Foram testados 242 profissionais e destes, 16 apresentaram teste positivo para o coronavírus.

No início da crise, a maternidade iniciou um Plano Operativo Assistencial que reuniu profissionais de várias áreas e compôs um grupo operativo pra montar protocolos, fluxos e realizar treinamentos da equipe assistencial. Ainda foi separado um local seguro e adaptado dentro da unidade para receber pacientes com suspeita ou confirmação da doença.

Como parte do Plano Operativo Assistencial, foi instalado, na parte externa da MDER, um estande com consultório e recepção para receber gestantes, orientá-las, testá-las e classificá-las quanto ao risco, além encaminhá-las para o local indicado. Uma ambulância será disponibilizada para transferência pacientes em casos necessários.

Facebook
Veja também