MP quer anular decreto que permite retorno do comércio em Itaueira
A ação civil pública foi ajuizada pelo promotor Francisco de Assis em face da prefeitura do município.
O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça, ajuizou uma ação civil pública em face da prefeitura de Itaueira administrada pelo prefeito Quirino de Alencar Avelino, pedindo anulação do decreto que autoriza o funcionamento do comércio no município.
Conforme o MP-PI, o prefeito contraria o decreto estadual do governador Wellington Dias que suspende as atividades comerciais em todo o território piauiense em decorrência da pandemia de coronavírus.
“Um dos fundamentos apresentados pelo município é que os estabelecimentos citados possuem pequeno fluxo de clientes. No entanto, isso altera o decreto que trata do funcionamento somente das atividades essenciais”, explica o promotor de Justiça Francisco de Assis.
Por este motivo, o MPPI requer a anulação do decreto municipal e que o prefeito não autorize a abertura do comércio até que um novo decreto estadual ou norma federal disponham em contrário.
O órgão ministerial também pede que as Polícias Militar e Civil, o Conselho Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária Municipal e a própria Prefeitura Municipal fiscalizem se o município de Itaueira está cumprindo o decreto estadual.
O promotor fixou ainda que o não atendimento da medida será aplicado ao prefeito multa no valor de R$ 10 mil por dia, valor este que pode ser até mesmo ampliado.
Outro lado
O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria ele não foi localizado.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir