Viagora

Alepi analisa pedidos de empréstimos do Governo do Piauí

Os novos pedidos de empréstimos feitos pelo governador Wellington Dias devem ser utilizados para o combate dos efeitos do coronavírus no estado.

Nessa segunda-feira (06), foi realizada a leitura dos três Projetos de Lei do Executivo durante sessão virtual da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que tratam sobre a contratação de novas operações de créditos que serão realizadas pelo Governo do Estado para combater os efeitos da Covid-19.

O deputado Carlos Augusto leu o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 07/2020 que trata sobre a obtenção de empréstimo de até R$ 1 bilhão pelo Governo do Piauí junto ao Banco do Brasil com o aval da União, bem como o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 08/2020 que dispõe sobre a realização de operação de crédito com o Banco Regional de Brasília (BRB) no valor de R$ 83 milhões.

De acordo com a Alepi, nas duas propostas enviadas pelo governador Wellington Dias, os recursos serão aplicados na melhoria dos setores de saúde, segurança e de infraestrutura, bem como na conservação e restauração de rodovias. Também, foi lido o Projeto de Lei Ordinária 09/2020 que trata de um aditivo de até 100 milhões de dólares a empréstimo obtido pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

  • Foto: Divulgação/ AlepiAlepi ler pedidos de empréstimos do governo em plenário virtualAlepi ler pedidos de empréstimos do governo em plenário virtual

Ainda durante a sessão, foi lido Projeto de Lei em que o Governo do Piauí solicita autorização ao Legislativo para distribuir alimentos aos estudantes piauienses que estão fora das salas de aulas devido à pandemia do coronavirus. Os alimentos, que se encontram estocados, foram adquiridos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Após a leitura, o presidente Themístocles Filho informou que os Projetos de Lei serão analisados pelas comissões técnicas da Alepi, incluindo as Comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação. Segundo Themístocles, a votação no plenário ocorrerá após a Semana Santa.

Facebook
Veja também