Estado aumenta número de leitos clínicos e de UTI em Parnaíba
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde dispõe hoje de 49 leitos clínicos e 18 de UTI, com possibilidade de ampliação.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou uma análise dos dados de Parnaíba e foi verificado que, dos 49 leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), disponível para tratamento da Covid-19, 16 estão ocupados, o que corresponde a 32%.
Ao analisar a ocupação dos leitos de Terapia Intensiva (UTI), de 18 leitos disponíveis para o tratamento da Covid-19, 10 estão ocupados, correspondendo a 55% de ocupação na UTI do Heda para tratamento da Covid-19
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o hospital só possui leitos disponíveis devido à transferência dos atendimentos de maternidade realizado no hospital Dirceu Arcoverde para a Maternidade Marques Bastos.
“Esses 49 leitos só estão disponíveis em razão de termos transferido para a Maternidade Marques Bastos, o serviço de maternidade que funcionava dentro do Hospital Dirceu Arcoverde, abrindo, assim, a possibilidade da ampliação do tratamento da Covid-19 no Heda”, disse o secretário.
- Foto: divulgação/ SesapiSesapi aumenta número de leitos clínicos e de UTI em Parnaíba
Ainda segundo Florentino Neto, todos os leitos de UTI que estão disponíveis no Hospital Dirceu Arcoverde foram implantados após o início da pandemia para atender a população.
“Tínhamos 10 leitos para tratamento de adultos na UTI de Parnaíba e já implantamos mais 18 leitos só para o tratamento da Covid-19, dada a preocupação com a segunda maior cidade do estado, o segundo maior conglomerado populacional que nós temos no estado do Piauí’, destaca Florentino.
Conforme a Sesapi, na próxima semana será reinaugurada a Promédica que estava fechada há mais de cinco anos, e que está passando por uma reestruturação e aquisição de novos equipamentos. Dessa forma, além dos 49 leitos clínicos disponíveis para o tratamento da Covid-19, serão agregados mais 60 leitos, ficando, assim, com 109 leitos clínicos para o tratamento da Covid-19 e 20 leitos de UTI no Hospital Dirceu Arcoverde, aumentando de 18 para 20, as unidades de terapia intensiva.
“Temos ainda a pretensão de ir a um número acima de 20, no entanto, está na dependência do recebimento de respiradores que estamos comprando. Temos respiradores que iremos receber em razão de uma compra que fizemos e a Justiça nos deu ganho de causa; temos outro grupo de respiradores que iremos receber de uma compra na Turquia; e outra de uma negociação com a China. Dessa forma, recebendo os respiradores, nós aumentaremos o número de leitos de UTI em Parnaíba, além dos 20 que foram inicialmente programados”, conclui Florentino Neto.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir