Covid-19: FMS agenda pelo WhatsApp testes de familiares dos infectados
Segundo a prefeitura, o “Testa Teresina” tem como objetivo fazer o isolamento adequado das pessoas que testarem positivo para a doença e conter a proliferação do novo coronavírus.
A Prefeitura de Teresina informou que nessa terça-feira (16), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou um novo canal para fazer o agendamento de teste para a Covid-19 nos familiares das pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a doença e moram na mesma casa.
Segundo a prefeitura, o “Testa Teresina” vai receber mensagens por meio do WhatsApp, no número 86 9425-1578, com o objetivo é fazer o isolamento adequado das pessoas que testarem positivo para a doença e conter a proliferação do novo coronavírus.
É importante que esse contato seja feito através do paciente confirmado e que ele esteja notificado no Sistema Oficial do Ministério da Saúde para que possamos identificá-lo e realizar a busca ativa dos seus contatos. Ao fazer contato com a FMS, a pessoa vai receber respostas automáticas para realização de um cadastro. O paciente terá um retorno em até 72 horas, quando será feito o agendamento da testagem de seus contatos que moram na mesma casa”, explica Karoline Alencar Rodrigues, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS.
Conforme a prefeitura de Teresina, até o dia 10 de junho, foram realizadas 2.035 buscas ativas em domicílios pelas equipes da FMS, quando 483 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus através da testagem rápida. Nas UBSs que são referência Covid já foram realizados 5.430 testes rápidos, sendo que 1.532 deram positivo.
“Cada um deve fazer sua parte. Caso a pessoa venha a desenvolver sintomas da Covid-19, além de manter as medidas de higiene e distanciamento social, é importante avisar as pessoas com quem teve contato. Se alguém tiver os sintomas e, por ventura, testar positivo, é importante que informe os lugares que frequentou”, ressalta Karoline Alencar Rodrigues.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir