Viagora

Covid-19: Teresina bate recorde e registra 128 novos casos em 24h

Além dos casos confirmados, foram registradas ainda mais cinco mortes pela infecção do novo coronavírus na capital em apenas um dia.

Nessa segunda-feira, 1º de junho, Teresina bateu o recorde de casos confirmados do novo coronavírus em 24h. A capital registrou mais 128 pessoas e cinco mortes pela Covid-19. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Agora já são 2.432 casos de Covid-19 e 94 óbitos pela doença na capital.

Os óbitos notificados são de três pacientes do sexo feminino: de 66 anos, com diabetes mellitus e moradora da zona Norte; de 61 anos, com hipertensão arterial sistêmica, residente da zona Sul; e de 34 anos, sem nenhuma comorbidade, que residia na zona Norte.

Foram registradas também as mortes de dois pacientes do sexo masculino: de 88 anos, com hipertensão arterial, obesidade e doença pulmonar, que residia na zona Sul; e de 70 anos, sem nenhuma comorbidade, que morava na zona Leste de Teresina.

“O número de casos está crescendo. Antes, se noticiava de 30 a 40 casos por dia. Passamos a noticiar 50, 70, 90 e hoje chegamos a 128 em 24 horas. Sabemos que ainda há muitos casos não notificados. Observamos também o aumento no registro diário de mortes. Passávamos vários dias sem noticiar óbitos e agora notificamos mais de um por dia. Isso demonstra o avanço e o agravamento da Covid-19 em Teresina. Nossa melhor arma é a prevenção, o distanciamento social. Precisamos impedir que o vírus se espalhe rapidamente. Precisamos diminuir o ritmo de pessoas infectadas”, afirmou a enfermeira Wesllany Santana, do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), da FMS.

A enfermeira declara ainda que além das medidas tomadas pelo Poder Público, a população também precisa fazer o seu papel para que o número de casos da Covid-19 diminua na capital.

“Cada um precisa fazer a sua parte. A Prefeitura está ampliando o sistema de saúde, convocando novos profissionais, mas é preciso que o cidadão fique em casa, saia apenas o estritamente necessário, lave sempre as mãos com água e sabão e use máscaras. Vamos cuidar uns dos outros”, alerta a enfermeira Wesllany Santana.

Facebook
Veja também