Firmino defende lockdown para reabrir comércio em julho em Teresina
Nesta quarta-feira (24) o prefeito apresentou a 10ª etapa da Pesquisa de Investigação Sorológica em Teresina e defendeu a adoção do lockdown para a reabertura do comércio.
Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito Firmino Filho realizou uma videoconferência na qual apresentou os dados da 10ª etapa da Pesquisa de Investigação Sorológica na capital e defendeu a adoção do lockdown para que as atividades possivelmente sejam retomadas em julho.
O prefeito Firmino Filho disse que a proposta de adotar um lockdown em Teresina por mais dias, foi apresentada ao governador Wellington Dias, para o Ministério Público e empresários da capital. Na avaliação do prefeito, a adoção desta medida ira contribuir para que taxas de propagação da doença diminuam.
“Daqui a duas ou três semanas, se intensificarmos o isolamento, com compromisso de todos, reduziremos as taxas. São três meses de esforço já feito, estamos perto do final. Através do lockdown de três a quatro dias, gradativamente poderemos retomar as atividades [...] O governador ficou de conversar com a Justiça e Assembleia. O retorno será gradual, mas não baseado em expectativas, mas em realidade. A retomada tem que se partilhada entre as instituições. Não podemos tomar uma decisão isolada porque estamos todos juntos nessa empreitada. Mas é preciso fazer um pacto”, disse o prefeito.
Reabertura do comércio
A Prefeitura de Teresina apresentou sete critérios para que as atividades econômicas sejam liberadas de forma gradual, e segundo o prefeito Firmino Filho, quatro dos sete critérios ainda não foram cumpridos.
“Ainda precisamos evoluir em critérios como aumentar as vagas de UTI, baixar a hospitalização e baixar o número de óbitos. Esses são critérios que nos preocupam muito, principalmente, no que diz respeito aos números de UTI”, explicou o prefeito.
Com base nos dados do último levantamento, Teresina possui quase 80% dos leitos de UTIs ocupados, e a expectativa é que esta ocupação fique em torno de 70% e 50% para que as atividades sejam retomadas.
Pandemia em Teresina
A 10ª etapa da Pesquisa de Investigação Sorológica constatou que cerca de 156.623 teresinenses estejam infectados pela Covid-19, o que representar que 18,11% da população esteja contaminada. O prefeito explicou que com base nas pesquisas, os especialistas acreditam que o pico da pandemia na capital deve ocorrer no mês de julho.
“Os dados mostram que estamos muito próximos do pico ou que já estamos nele. Com novos dados poderemos confirmar essa previsão. O setor de matemática da Universidade Federal do Piauí previa o pico para 10 de junho”, explicou o prefeito.
Atualmente, Teresina registra 6.305 casos confirmados da doença e 300 óbitos devido a infecção pelo novo coronavírus, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgados na noite nessa terça-feira (23).
Teresina
Piauí
Prefeitura de Teresina
Firmino Filho
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Coronavírus
Covid-19
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir