Juiz determina suspensão de decreto que reabriu comércio em Picos
O juiz Marcos Antônio Moura Mendes determinou que o prefeito de Picos, Padre Walmir (PT), suspenda os decretos que autorizaram a reabertura do comércio na cidade.
Nesse sábado, 27 de junho, o juiz Marcos Antônio Moura Mendes, da 2ª Vara da Comarca de Picos, deferiu pedido de tutela provisória e determinou que o prefeito de Picos, Padre Walmir (PT), suspenda os decretos municipais que autorizaram a reabertura do comércio na cidade durante a pandemia do novo coronavírus.
A decisão foi expedida após ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) contra o município, que iniciou o processo de reabertura de alguns setores do comércio no último dia 8 de junho.
Na sentença, o magistrado determina que os estabelecimentos comerciais devem ser fechados, assim como devem ser suspensas as atividades religiosas, mencionando que não pode ser ignorado o fato de que Picos é um município que faz fronteira com outros, devido ao comércio local que influencia na região e que, por isso, tem causado o aumento de casos confirmados e óbitos tanto em Picos quanto nas cidades vizinhas.
A decisão diz ainda que é preciso que o município iguale seus decretos aos estaduais, citando o decreto estadual nº 18.901, de 19/03/2020, que mantém suspensas as atividades não essenciais e religiosas que causem aglomeração.
O magistrado considerou ainda que a abertura prematura do comércio local pode ocasionar consequência negativas para a economia, segundo economistas e infectologistas dos mais diversos países. Ele também ressaltou que não é de intenção da Justiça e nem do MPPI ir contra as decisões do Poder Executivo municipal, mas prestar contas à sociedade quanto aos cuidados que devem ser mantidos nesse período de crise de pandemia.
Caso descumpra a decisão judicial, o gestor municipal estará sujeito à multa no valor de R$ 10 mil por dia de descumprimento. A Prefeitura de Picos tem até 48 horas para recorrer da decisão.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir