Firmino diz que reabertura pode retroceder se contágio aumentar
O prefeito de Teresina apresentou na manhã desta quinta-feira (16), a 13ª pesquisa sorológica sobre a Covid-19.
Na manhã desta quinta-feira (16), durante videoconferência, o prefeito Firmino Filho (PSDB) falou da preocupação com o aumento na taxa de transmissibilidade e com o crescimento de 39% no contágio da Covid-19 em Teresina.
Segundo o gestor, o estudo estima que a capital registrou 217.673 casos positivados da doença, o que indica 25.11% da população, sendo 21 vezes maior do que os números oficiais de casos confirmados .
Os dados foram apresentados pelo gestor na 13ª rodada da pesquisa sorológica realizada pela prefeitura. "Nós tivemos crescimento dos casos positivados e são duas hipóteses. A primeira é que foi a semana de reabertura quem provocou maior circulação do vírus e mais contágios. A segunda é que a queda das últimas semanas estava equivocada", explicou Firmino.
- Foto: Divulgação/PMTPrefeito Firmino Filho
Mesmo com o resultado do levantamento, o gestor disse é preciso esperar uma nova pesquisa para confirmar ou não a tendência e que a segunda etapa da primeira fase da retomada econômica está mantida para a próxima segunda-feira, 20 de julho. Essa fase da reabertura abrange as concessionárias de veículos e lojas de autopeças.
De acordo com Firmino, se o próximo levantamento confirmar uma hipótese de aumento provocado pela reabertura das atividades, o calendário da retomada poderá retroceder.
"Os setores mais agitados funcionam em delivery. A segunda etapa inclui concessionárias dos carros, não tem aglomeração. As lojas de autopeças só em regime de delivery. Vamos continuar observando. Se for confirmado, podemos retroceder", disse o prefeito.
Sobre a taxa de transmissibilidade (R0), o prefeito explicou que apresentou um aumento, R0 voltou a ficar acima de 1, atingindo 1,14, sendo que na última pesquisa o R0 estava em 0,72.
Imunidade
Segundo o prefeito Firmino Filho, o dado sobre a quantidade de pessoas imunes é positivo. “Nesse último fim de semana a quantidade de pessoas com anticorpos para a Covid-19 aumentou, o que representa uma barreira para a progressão da doença”, explicou, ressaltando que a pesquisa revelou ainda que 102.744 pessoas estão na fase intermediária da infecção, ou já estão imunes ou desenvolvendo a imunidade.
Covid-19 em Teresina
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, Teresina registrou mais 256 novos casos e 11 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas. De acordo com dados divulgados, nessa quarta-feira (15), pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) da FMS, a capital contabiliza 12.890 casos confirmados e 567 óbitos pelo novo coronavírus. O número de pessoas recuperadas chegou a 2.617.
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19.Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital.Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir