Juiz federal suspende processo eleitoral para reitor da UFPI
A decisão foi expedida após mandado de segurança impetrado pela professora Sandra Lima de Vasconcelos Ramos, participante do pleito.
O juiz Brunno Christino Carvalho Cardoso, da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, suspendeu cautelarmente os trâmites do processo eleitoral para escolha de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o quadriênio 2020-2024.
A decisão foi expedida após mandado de segurança impetrado pela professora Sandra Lima de Vasconcelos Ramos, onde é questionada a segurança da consulta eleitoral via internet, ante a ausência de respaldo legal, e a fragilidade do sistema de votação, que também não contempla os alunos de baixa renda.
A professora argumenta que, mesmo tendo pedido antecipadamente a lista com endereço e e-mail dos docentes e alunos da UFPI aptos a votarem, seu pleito não foi atendido de maneira substancial, o que comprometeu seu acesso à comunidade acadêmica para divulgação de suas propostas de campanha.
Ela alegou ainda que a candidata da Chapa 3, a professora Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, ocupante do cargo de vice-reitora, não teria procedido a sua descompatibilização na data de 24/07/2020, a qual era limite para homologação das chapas pela Comissão Eleitoral.
Na sua decisão, o magistrado afirma que a documentação que acompanha a inicial revela elementos indicativos de que o processo para consulta à comunidade universitária ofereceu dificuldades para que a professora pudesse ter acesso aos dados dos votantes, havendo ainda dúvidas sobre a descompatibilização de uma das candidatas que estão na disputa para compor a lista tríplice.
“Até para a própria instituição de ensino, não se revela razoável realizar amanhã reunião de seu Conselho, para votação e proclamação da aludida lista tríplice, sob o receio de posterior anulação judicial, de modo que a suspensão provisória de tal ato coletivo virtual constitui-se a solução adequada nesse contexto”, menciona a decisão.
O juiz federal determinou ainda a intimação da UFPI para que se manifeste sobre as supostas irregularidades.
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina.Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município.Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população.Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região.Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir