“Alguns presos confessaram ser de facções”, diz delegado Willame Moraes
Segundo o delegado, a Operação Integrada seguirá no decorrer do dia, com o objetivo de combater os crimes que estão sendo realizados em Teresina.
O delegado Willame Moraes, da Divisão de Capturas da Polícia Civil (Dicap), que está coordenando a Operação Integrada, que teve início na manhã desta quarta-feira (12), informou que a operação seguirá no decorrer do dia, com o objetivo de combater os crimes que estão sendo realizados em Teresina.
De acordo com o delegado, todos os acusados são da região sudeste da capital, e ficarão na central de flagrantes para cumprir pena: "A operação não para, foram cumpridos 9 mandados de prisões, dentre eles, 3 deram prisão em flagrante, 2 por tráfico de drogas e 1 por porte ilegal de arma de fogo. Fora isso foram cumpridos mais 6 mandados de prisão de pessoas que já estavam presas no Sistema Prisional. Nós temos 15 mandados de prisão até agora. A operação não termina pela parte da manhã, vai se estender pelo dia todo de hoje", destacou.
- Foto: Luís Marcos/ Viagora
Delegado Willame Moraes
Conforme Willame Moraes, alguns dos detidos confessaram fazer parte de facções criminosas: "São todos da região Sudeste, da região do grande Dirceu e ficaram na Central de flagrantes onde vão cumprir pena. Algumas dessas pessoas que foram presas falaram que fazem parte de organizações criminosas, que ocorrem na nossa capital, e inclusive tem um, que responde a 3 homicídios e a 5 processos criminais distintos de homicídios", explicou.
O secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), coronel Rubens Pereira, informou que dos 10 mandos de prisão, até o momento foram cumpridos nove, além de dois mandos de apreensão de veículos e armas, e roubo qualificado. Segundo o secretário, o maior objetivo da operação é fazer com esses criminosos não se causem mais riscos a sociedade.
"É fazer com que essas pessoas não se tornem mais riscos a sociedade, porque estando fora, são pessoas que não têm objetivos de vida e se não trabalham, não tem emprego ou não tem outra alternativa de vida vão fazer o que sempre praticam. São pessoas que estão inseridas no mundo da criminalidade e por conta dessas decisões devem ir para o sistema Prisional", esclareceu.
- Foto: Luis Marcos/ Viagora
Secretário de Segurança do Piauí, Rubens Pereira
Sobre alguns presos que confessaram fazer parte de facções criminosas, o secretário acredita que nesse primeiro momento é importante investigar e apurar todas as informações, inclusive com operações no interior do estado.
“Essa operação integrada das instituições e exatamente uma reação do sistema estadual de segurança pública contra isso. Nós vamos fazer isso tanto na capital com no interior do estado. Uma outra preocupação é o litoral do Piauí a cidade de Parnaíba e Luís correia. Onde nós vamos programar operações. Em Parnaíba por exemplo, já estamos com equipes da Polícia Militar, atuando e reforçando o policiamento ostensivo e vamos continuar com essas operações”, destacou.
Em relação ao número de facções, Rubens esclarece que todas estão sendo investigadas para chegar ao número exato e as devidas medidas serem adotadas. "Isso já está sendo analisado tanto pelo serviço de investigação de inteligência. Pra nós não basta chegar a essa conclusão sem ter uma investigação. Não adianta apenas a confissão, nós temos que fazer um link com a confissão deles com a realidade dos fatos”, finalizou.
Teresina
Piauí
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
Divisão de Capturas - DICAP
Rubens Pereira
PRF apreende carga com 38,01 m³ de madeira ilegal na BR-316 em Picos
A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina na BR-316, no km 294 da rodovia.PF prende homem com celulares e tablets sem nota fiscal no Aeroporto de Teresina
O suspeito foi encaminhado a sede da PF, mas, após os procedimentos cabíveis, foi posto em liberdade mediante pagamento de fiança.Polícia Civil do Piauí deflagra operações contra crimes cibernéticos em São Paulo
Durante a ação, sete pessoas foram presas suspeitas de integrar quadrilhas que aplicavam golpes por meio de sites falsos e falsas centrais de atendimento.Homem é preso suspeito de feminicídio em Parnaíba
O crime ocorreu em março deste ano, no qual o suspeito alegava que vítima teria cometido suicídio, mas as investigações constataram que se tratava de um crime de feminicídio.Operação da PF prende trio suspeito de falsificar documentos para fraudes em Teresina
A ação policial ocorreu na manhã desta quinta-feira (10) e faz parte da Operação Chassifá II.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir