Ministério Público acompanha vacinação de prioritários em Teresina
A 28ª e 33º Promotoria de Justiça, estabeleceram contato com a FMS e com o CONEDE para intensificar a divulgação da ampliação da vacina.
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio das 28ª Promotoria e da 33º Promotoria de Justiça de Teresina, com apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), acompanha a ampliação da vacinação contra a Covid-19 dos grupos prioritários, que iniciou neste sábado (08), na capital piauiense em postos drive thru.
Nessa sexta-feira (07), as promotoras de Justiça Marlúcia Evaristo e Janaína Rose, titulares das 28ª Promotoria e da 33º Promotoria de Justiça de Teresina, respectivamente, estabeleceram contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE), para intensificar a divulgação da ampliação da vacinação.
Segundo a FMS, os grupos que poderão receber a vacina neste sábado, são pessoas com deficiência permanente (58 e 59 anos); pessoas com transtorno do espectro do autismo (a partir de 18 anos); pessoas com Síndrome de Down (a partir de 18 anos); pessoas com paralisia cerebral (a partir dos 18 anos) e gestantes/puérperas com comorbidade (a partir dos 18 anos).
A programação da vacinação que será realizada nesta segunda-feira (10) foi alterada e o público alvo ampliado para pessoas com deficiência permanente entre 55 e 57 anos, pessoas com transtorno do espectro autista (a partir de 18 anos) e pessoas com paralisia cerebral (a partir de 18 anos).
De acordo com o MPPI, como apoio à divulgação da ampliação, também será encaminhada a nova nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), que vale para o todo o Estado, aos promotores de Justiça do Piauí para que seja realizado o acompanhamento da implementação das orientações da nota técnica.
A nota informa que as pessoas com deficiência permanente serão vacinadas independentemente de serem cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Apenas devem levar o laudo que comprove sua deficiência.
Locais de vacinação drive thru:
- Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU-Norte)
- Terminal de Integração Buenos Aires
- Terminal de Integração Zoobotânico
- Terminal de Integração Bela Vista
- Terminal de Integração Livramento
- Teresina Shopping
Documentos necessários:
- Documento de identificação com foto e data de nascimento
- CPF ou Cartão Nacional do SUS
- Comprovante de Residência em Teresina
- Laudo que comprove a deficiência/ transtorno (deficientes, transtorno autista, paralisia cerebral, Síndrome de Down)
- Cartão da gestante, laudo médico que indique comorbidade (gestante)
- Certidão de nascimento do bebê ou declaração de nascido vivo, laudo médico que indique comorbidade (puérpera)
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Vacina contra Covid-19
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir