Lindomar Castilho mantém expulsão de PM acusado de agredir esposa
O comandante-geral da PM do Piauí manteve a expulsão do sargento João Paulo de Lima Menezes, acusado de tentar matar a esposa em julho de 2020 em Teresina.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, negou recurso e manteve a expulsão do sargento João Paulo Norões de Lima Menezes, acusado de tentar matar a esposa em julho de 2020, na cidade de Teresina.
O sargento foi expulso em 5 de maio deste ano, após enfrentar Processo Administrativo Disciplinar Ordinário, que apurou as condutas ilícitas administrativas cometidas por ele, devido a registro de Boletim de Ocorrência registrado pela sua esposa relatando ameaças e agressões por parte do policial militar.
Após a expulsão, João Paulo entrou com recurso administrativo alegando violação, haja vista que, segundo entendimento da defesa do PM, a conduta irregular do servidor que seja estranha ao serviço público não pode ser imputada como infração disciplinar.
No entanto, o comandante-geral da PM refutou a argumentação do sargento, alegando que a conduta praticada pelo policial afrontou substancialmente a ética e moralidade administrativas, o que culminou com uma exposição negativa da imagem e da honra da instituição, afetando os preceitos e valores policiais militares defendidos pela corporação.
A defesa de João Paulo argumentou ainda que ele não possuía qualquer intenção de matar a vítima, alegando ser desproporcional a decisão de exclusão de um militar que se encontra atualmente no comportamento “bom” e ainda não haver nenhuma condenação penal.
Acerca do argumento, o comandante-geral esclareceu em sua decisão que o presente processo se denomina Conselho de Disciplina, e vis apurar a incapacidade do sargento de permanecer no serviço ativo da Polícia Militar, levando em consideração que ele teve conduta irregular quando proporcionou a sua ex-companheira momentos de terror.
Lindomar Castilho então julgou improcedente o recurso apresentado pelo policial e manteve a decisão que o excluiu dos quadros da PM, a bem da disciplina de João Paulo Norões de Lima Menezes. A decisão foi expedida em 25 de maio.
Sobre o caso
Em 10 de julho de 2020, o sargento João Paulo de Lima Menezes foi preso pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção À Pessoa (DHPP), acusado de agredir a esposa. O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela equipe comandada pela delegada Luana Alves, presidente do inquérito.
Teresina
Piauí
Polícia Militar do Piauí
Lindomar Castilho
Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa - DHPP
-
Acidente com caminhão deixa motorista morto na BR 343 em Floriano
Segundo a PRF, o acidente ocorreu na manhã dessa quinta-feira (21) quando o motorista teria perdido o controle da direção e saiu da pista. -
Denarc deflagra operação nº 65 contra tráfico de drogas na Santa Maria da Codipi
Segundo a Polícia Civil, ao longo da operação foram cumpridos quatro mandados de prisão e mandados de busca e apreensão. -
Polícia Militar prende homem e apreende mais de 50 kg de drogas em Teresina
De acordo com a PM, as drogas possuíam os mais variados formatos, seja prensada, desidratada, em tabletes e até sementes de maconha. -
Operação Interditados recuperou mais de 9 mil celulares no Piauí, diz Matheus Zanatta
O delegado destacou que, desde a implementação da operação, o Piauí se tornou referência no enfrentamento aos roubos de celulares. -
Ossada humana é encontrada às margens de rio em Luís Correia
Segundo as informações repassadas pelo 24⁰ Batalhão da Polícia Militar, os fragmentos foram encontrados por moradores da região nesta quinta-feira (21).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir