Lindomar Castilho mantém expulsão de PM acusado de agredir esposa
O comandante-geral da PM do Piauí manteve a expulsão do sargento João Paulo de Lima Menezes, acusado de tentar matar a esposa em julho de 2020 em Teresina.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, negou recurso e manteve a expulsão do sargento João Paulo Norões de Lima Menezes, acusado de tentar matar a esposa em julho de 2020, na cidade de Teresina.
O sargento foi expulso em 5 de maio deste ano, após enfrentar Processo Administrativo Disciplinar Ordinário, que apurou as condutas ilícitas administrativas cometidas por ele, devido a registro de Boletim de Ocorrência registrado pela sua esposa relatando ameaças e agressões por parte do policial militar.
Após a expulsão, João Paulo entrou com recurso administrativo alegando violação, haja vista que, segundo entendimento da defesa do PM, a conduta irregular do servidor que seja estranha ao serviço público não pode ser imputada como infração disciplinar.
No entanto, o comandante-geral da PM refutou a argumentação do sargento, alegando que a conduta praticada pelo policial afrontou substancialmente a ética e moralidade administrativas, o que culminou com uma exposição negativa da imagem e da honra da instituição, afetando os preceitos e valores policiais militares defendidos pela corporação.
A defesa de João Paulo argumentou ainda que ele não possuía qualquer intenção de matar a vítima, alegando ser desproporcional a decisão de exclusão de um militar que se encontra atualmente no comportamento “bom” e ainda não haver nenhuma condenação penal.
Acerca do argumento, o comandante-geral esclareceu em sua decisão que o presente processo se denomina Conselho de Disciplina, e vis apurar a incapacidade do sargento de permanecer no serviço ativo da Polícia Militar, levando em consideração que ele teve conduta irregular quando proporcionou a sua ex-companheira momentos de terror.
Lindomar Castilho então julgou improcedente o recurso apresentado pelo policial e manteve a decisão que o excluiu dos quadros da PM, a bem da disciplina de João Paulo Norões de Lima Menezes. A decisão foi expedida em 25 de maio.
Sobre o caso
Em 10 de julho de 2020, o sargento João Paulo de Lima Menezes foi preso pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção À Pessoa (DHPP), acusado de agredir a esposa. O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela equipe comandada pela delegada Luana Alves, presidente do inquérito.
Teresina
Piauí
Polícia Militar do Piauí
Lindomar Castilho
Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa - DHPP
Denarc registra 78 operações e 360 prisões em 2024, aponta Polícia Civil
Samuel Silveira, delegado que coordena o Denarc, afirmou que 562 endereços foram alvos de mandados de busca e apreensão durante as operações.Força Integrada do Piauí prende suspeita de tráfico de drogas no Ceará
De acordo com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí, a mulher foi presa durante operação realizada nesse sábado (11), em Itaitinga (CE).PRF prende em Teresina acusado de estupro de vulnerável em São Paulo
A prisão foi realizada na manhã da última sexta-feira (10) durante um patrulhamento tático na BR-343.Recém-nascida encontrada em matagal morre na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa
De acordo com a nota emitida pela maternidade, mesmo com o empenho da equipe multiprofissional, a bebê veio a óbito neste domingo (12) diante do estado de saúde gravíssimo.Polícia Militar prende suspeito de tráfico de drogas em Picos
A ação policial ocorreu nesse domingo (12), após troca de informações e levantamentos que indicaram a participação do suspeito em atividades criminosas na região
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir