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Setut sugere tarifa promocional nos ônibus durante 60 dias em Teresina

De acordo com o órgão, as propostas foram enviadas à prefeitura no dia 27 de julho, mas os pontos apresentados no documento ainda não foram respondidos.

Nesta sexta-feira (10), o das Sindicato Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina (Setut) divulgou a proposta que foi enviada à Prefeitura Municipal, para a resolução do problema do transporte público na capital piauiense.

De acordo com o Setut, a proposta foi encaminhada no dia 27 de julho, mas os pontos apresentados no documento ainda não foram respondidos pela gestão municipal.

  • Foto: Luís Marcos/ ViagoraSETUTSETUT

Segundo o órgão, dentre os itens sugeridos à Strans e ao prefeito Dr. Pessoa, estão os subsídios de cotas não cobradas a estudantes e investimentos de vias, intervenção da prefeitura junto ao Governo do Estado pela desoneração do ICMS no óleo diesel, pneus e peças; bem como da isenção do IPVA dos ônibus.

Ainda de acordo com o Setut, também foi sugerido que a gestão municipal e o Estado subsidiem a cota não cobrada dos estudantes das suas respectivas redes de ensino e, ainda, que o desconto para o estudante do ensino privado retorne aos 50%.

O documento enviado pelo Setut defende a possibilidade de o Sistema operar, experimentalmente, durante 30 a 60 dias, com tarifa promocional nos horários “entre picos”, somente para pagamento em espécie, a fim de concorrer com os clandestinos; além do uso mais intenso de vias e faixas exclusivas para os ônibus obterem uma maior velocidade comercial como também defende maior prioridade no asfaltamento das vias dos ônibus, principalmente nas periferias.

A consultora jurídica do Setut, a advogada Naiara Moraes explica que as ações sugeridas pela entidade podem auxiliar no desenvolvimento do setor.

“Foram encaminhadas propostas à Prefeitura de Teresina acerca de pontos necessários para melhorar o setor como revisão de cláusulas contratuais que estão atrapalhando a operação do Sistema e o seu financiamento. É importante reforçar que as sugestões apresentadas refletem demandas imediatas do Sistema”, explicou.

Conforme o Setut, também foi sugerido à introdução do escalonamento nos horários das atividades mais presentes na cidade: 7h00: saúde e indústria; 8h00: educação; 9h00: comércio e serviço e assim, de acordo com o órgão, haverá uma ótima quantidade de ônibus distribuídos ao longo dos horários de “pico”, atendendo uma quantidade menor de passageiros.

Ainda de acordo com a consultora jurídica do órgão, existe a necessidade de um diálogo efetivo para solucionar os problemas do sistema de transporte e atendimento aos passageiros.

“O SETUT não foi comunicado oficialmente de nada, acerca das nossas tratativas da semana passada. A entidade vinha dialogando com os entes municipais a fim de um consenso entre as partes para solucionar os problemas do setor de transporte público de Teresina e quer reafirmar o compromisso do setor em prestar o melhor atendimento aos passageiros que necessitam de seus serviços e transita-los com segurança e rapidez”, afirmou a advogada.

Ônibus com Wi-Fi e ar-condicionado

O Setut informou que a implantação de Wi-Fi e ar-condicionado nos ônibus é uma demanda que cabe à Prefeitura de Teresina, pois para oferecer os serviços o município deve inserir os custos e dar cobertura aos valores relativos a estes itens.

Revisão no valor das tarifas

Conforme a lei, a Prefeitura de Teresina é que detém a competência para fixar a tarifa de catraca, e só ela pode garantir a remuneração adequada das concessionárias.

Obediência à vida média dos veículos e de sua utilização

Segundo o Setut, a resolução dessa medida cabe à Prefeitura, pois ela, através da STRANS, deve fiscalizar a operação, e para isso deve cumprir com as suas obrigações e contrapartidas financeiras pendentes.

Controle da bilhetagem eletrônica Operacional das linhas por parte da Prefeitura

O Sindicato Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina disse que não é contra a prefeitura assumir a bilhetagem eletrônica, já que isso reduzirá os seus custos.

Retorno da circulação da frota prevista na ordem de serviço da STRANS

O Setut informa ainda que, para a operação integral definida em Ordem de Serviço deve existir o pagamento da contrapartida, com a consequente assunção pela Prefeitura de suas obrigações e responsabilidades contratuais.

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