Viagora

Dr. Pessoa regulamenta programa de erradicação da pobreza menstrual

O evento aconteceu na Escola Municipal Jornalista João Emílio Falcão, no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina.

  • Isadora Cavalcante/Viagora Rede Pública Municipal de Teresina1 / 7 Rede Pública Municipal de Teresina
  • Isadora Cavalcante/Viagora Rede Pública Municipal de Teresina2 / 7 Rede Pública Municipal de Teresina
  • Isadora Cavalcante/Viagora Rede Pública Municipal de Teresina3 / 7 Rede Pública Municipal de Teresina
  • Isadora Cavalcante/Viagora Sala de Recursos Multifuncionais4 / 7 Sala de Recursos Multifuncionais
  • Isadora Cavalcante/Viagora Sala de Recursos Multifuncionais5 / 7 Sala de Recursos Multifuncionais
  • Isadora Cavalcante/Viagora Sala de Recursos Multifuncionais6 / 7 Sala de Recursos Multifuncionais
  • Isadora Cavalcante/Viagora Rede Pública Municipal de Teresina7 / 7 Rede Pública Municipal de Teresina

Na manhã desta segunda-feira (24), o prefeito de Teresina Dr. Pessoa assinou, o decreto que regulamenta o programa de erradicação da pobreza menstrual. O evento aconteceu na Escola Municipal Jornalista João Emílio Falcão, no bairro Santo Antônio, zona Sul da capital.

Durante o evento, o gestor, alertou sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina, de forma preventiva e precoce, principalmente dentro do âmbito escolar, local onde a criança com vulnerabilidade socioeconômica pode receber as devidas orientações de como proceder em sua iniciação do período menstrual.

“Uma parte da saúde que preventiva, que não é curativo, é preventivo. A menstruação ela começa aos oito ou nove anos e poderá ir até 15 a 16 anos. O período para que venha a primeira chamada, menarca, então, essas crianças e essas jovem, que tem é vulnerabilidade social, socioeconômica recebe a educação como um todo. Educação não é só aprender ler e escrever não, a educação tem uma amplitude maior da convivência com as pessoas, do meio ambiente, dentro da escola, fora da escola, com a família, com as mães, com a sociedade em geral.”, destacou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

Na ocasião, o secretário da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) Nouga Cardoso, explicou que a ação do projeto irá trabalhar justamente para evitar a evacuação escolar, causada pela falta de assistência a essas alunas. “São muitos os relatos de diretores das escolas, de professores que crianças na idade menstrual por vezes faltam escola pelo por conta do desconforto que tem durante o período menstrual. Então, vamos incentivar as direções das escolas a fazerem palestra com essas crianças, esclarecer da ocorrência, que isso é uma questão natural, e sobretudo, apoiá-las. Entregando equipamentos que vão trazer maior conforto na permanência delas na sala de aula e também na própria casa.”, informou o professor e representante municipal da educação na capital piauiense.

Ainda de acordo com Nouga Cardoso, a inclusão das crianças será feita através do CadÚnico juntamente com o conhecimento das direções das escolas. “As direções das escolas conhecem todas as suas crianças, aquela que tem maior vulnerabilidade, não é porque ela não está no Cadastro Único que ela não vai ser também incluída pela escola. Governo Federal tinha vetado essa proposta então aqui, em Teresina, são da arrecadação do próprio município que vai ser disponibilizado para as escolas.”, reitera o secretário da Semec.

Conforme Socorro Silva, diretora da escola beneficiada, o projeto reforça a relevância da ajuda, não apenas materiais de assistência sanitária, como oferta palestras e ações de instrução as alunas apoiadas, sendo 328 adolescentes. “A gente sabe a questão da vulnerabilidade social das nossas crianças, um período tão delicado, da mulher quando passa da fase da criança para adolescência. Além da entrega de absorventes vai ser feito algum outro tipo de atividade, palestras. A sessão familiar, muitas as crianças não tem esse momento com as famílias, então há orientações não só nas aulas, mas com outros profissionais.”, finalizou a diretora.

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Na oportunidade, o prefeito Dr. Pessoa inaugurou a Sala de Recursos Multifuncionais destinado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde alunos com algum tipo de deficiência recebem a atenção necessária para o desenvolvimento educacional.

O espaço atende 27 alunos e dispõe de computador, tablet, jogos e recursos pedagógicos voltados ao público alvo da educação especial. O trabalho desenvolvido ajuda as crianças na adaptação, concentração, socialização e habilidades motoras.

Facebook
Veja também