Regina Sousa entrega títulos de terra em assentamento em Teresina
De acordo com o governo, o processo de regularização fundiária do assentamento estadual, teve conclusão do primeiro semestre deste ano.
Nessa quinta-feira (27), a governadora do Piauí, Regina Sousa, realizou a entrega de Títulos Definitivos de Propriedade para 33 famílias de pequenos agricultores no Assentamento Estadual Mundo Novo, localizado na zona Rural de Teresina.
De acordo com informações do Governo do Estado, a governadora foi acompanhada pelo o diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), José Osmar Alves, juntamente com uma equipe técnica.
Ainda de acordo com o governo, o processo de regularização fundiária do assentamento estadual, teve conclusão do primeiro semestre deste ano. Também é informado que a titulação, houve a garantia de cessão de duas áreas, sendo cerca de 2,0472 hectares para implantação de Viveiro de Mudas de Planta, por meio da Secretaria de Agritura Familiar (SAF-PI), e aproximadamente 6,1128 hectares para implantação de Campo Agrícola, por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Rural (SAAD Rural).
O presidente do Interpi, José Osmar, informou que no estado, foram entregues mais de 11 mil títulos de Terra destinados a agricultores familiares. “Só nesse governo, nos últimos três anos, foram 11.300 títulos de Terra para agricultura familiar e cerca de 750 mil hectares distribuídos em áreas médias de 23 hectares para agricultura familiar. Essa é uma evolução imensa na economia do Estado, porque a agricultura familiar é que produz 75% daquilo que o povo brasileiro come todos os dias”, disse.
Segundo o Governo do Piauí, os lotes foram doados pelo governo, que é garantido pela Lei de Regularização Fundiária Lei Nº 7.294/2019. Também é informado que o Interpi tem trabalhado com parcerias estratégicas e trabalho multidisciplinar para entregar os títulos as famílias. A governadora comenta que o estado está trabalhando para que as pessoas que vivem no campo vivam bem.
“Minha origem foi na roça, vivendo e trabalhando na terra de patrão. Quando a gente consegue ter ou comprar um pedaço de terra é como uma carta de alforria. Essas pessoas esperaram 20 anos por esse momento. Nós estamos trabalhando para que as pessoas vivam bem no campo, sem precisar inchar as grandes cidades, se submeter a subempregos. Hoje é possível viver bem no campo, produzindo para a alimentação e também para a venda. E primamos sempre pela alimentação saudável, sem agrotóxicos”, comentou.
Ainda segundo o governo, são feitas parcerias com Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Piauí (SAF-PI), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí-SEMAR-PI e do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Estado do Piauí (CGEO), para a emissão de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) para todos os beneficiários titulados.
Conforme o Governo do Piauí, o Cadastro Ambiental inclui informações como Áreas de Preservação Permanente (APP), a Reserva Legal (RL), além de outras formas de vegetação nativa e também alocação de cursos d’água.
Semplan promoverá o I Fórum de Justiça Climática de Teresina
O evento acontecerá no próximo dia 28 de novembro, no Sesc Cajuína em TeresinaFórum discute inovação tecnológica e empreendedorismo feminino em Teresina
O evento promovido pela Associação Mulheres d'Negócios do Piauí, nessa quinta-feira (21), teve participação da secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.Detran do Piauí fornece até 95% de desconto no Refis 2024
O prazo para o Programa de Recuperação de Créditos Tributários vai até o dia 18 de dezembro de 2024.Mutirão emite RG digital para servidores da 2ª Vara Cível de Parnaíba
A emissão dos documentos ocorreu nos dias 11 e 14 de novembro no prédio do fórum Salmon Lustosa.Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir