Eleições: frota de ônibus circula com aumento e passe livre em Teresina
Teresinenses relataram neste domingo (30) de segundo turno, a disponibilidade do transporte coletivo nas paradas da capital.
Na manhã deste domingo (30), de segundo turno das eleições presidenciais de 2022, os eleitores teresinenses compareceram aos pontos de ônibus para exercer o direito ao passe livre no transporte público municipal garantida pela Prefeitura de Teresina.
OViagorapercorreu algumas paradas de ônibus da capital como a próxima a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), e conversou com dois moradores do bairro Jardim Europa na zona sudeste sobre a movimentação do transporte. Eles votam município de José de Freitas que fica há 44,92 Km da capital e também utilizaram o ônibus coletivo.
Para a dona de casa Terezinha Santana, do bairro onde reside para a parada atual foi bastante tranquila e que observou grande volume de transportes coletivos circulando pela cidade. Questionado sobre o método utilizado para fiscalização, o morador afirmou que basta estar mostrando o título eleitoral para garantir a gratuidade no veículo.
“A movimentação dos ônibus municipais passa tudo ok. Tá dando certo. A gente só mostra o título e entra e vai pra onde quiser ficar. Está funcionando 100% (cem por cento) de forma normal.”, afirmou a moradora.
Transportes Intermunicipais
Entretanto, a situação se inverte ao aborda o sistema de transporte intermunicipal (Teresina – José de Freitas). O eleitor Francisco Machado relatou a reportagem transtorno na espera do ônibus e que já aguardava, cerca de 1h, o ônibus que o levará a sua cidade de votação.
“Aí estou tentando ir votar e aí não estou conseguindo ir porque não tem transporte pra onde eu vou votar. Eu resido aqui em Teresina e voto em José de Freitas. Já faz uma hora que estou aqui e até agora não apareceu nenhum ônibus que vai pra lá.”, informou o morador do bairro Jardim Europa.
Passe Livre
Nessa semana, a prefeitura de Teresina, publicou o decreto instituindo o passe livre das tarifas de transporte público para este domingo (30). A medida foi publicada no Diário Oficial e assegura o exercício do direito da população teresinense, no segundo turno das eleições presidenciais. Todas as 75 linhas do transporte público urbano da capital, serão contempladas com a gratuidade no dia das eleições.
O Governo do Estado do Piauí, também anunciou que as empresas responsáveis pelo transporte intermunicipal estavam autorizadas a emitir passagens gratuitas aos eleitores que votam em cidades do interior do Estado. O objetivo é que os cidadãos se desloquem sem custo para suas zonas eleitorais.
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir