Laboratório Raul Bacellar realiza exames para diagnóstico de malária
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os analistas clínicos foram capacitados para realizarem o diagnóstico da doença parasitária.
Nesta quinta-feira (10), o Laboratório Dr. Raul Bacellar, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou os serviços de combate à malária. Equipes especializadas realizarão exames para detectar e tratar a doença parasitária caracterizada por febre, arrepios e anemia.
De acordo com a FMS, a malária é provocada por um parasita que é transmitido de um ser humano para outro através da picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados.
Ainda conforme a FMS, analistas clínicos foram capacitados para realizarem o diagnóstico de malária e dos técnicos para coletas, em ação conjunta com o Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NEH) da Diretoria de Atenção Especializada (DAE) da Fundação, que irão auxiliar no diagnóstico da doença em Teresina.
A Fundação apontou ainda que os exames que estão disponíveis no Centro de Diagnóstico são: Pesquisa de Hematozoarios e a Pesquisa de Antígenos para Malária. A doença está ativa em 90 países, com mais de 200 milhões de casos e 500 mil mortes provocadas pela malária por ano.
Segundo Lilibeth Sales, que é diretora do Laboratório Dr. Raul Bacellar, a implantação desse serviço na rede de saúde pública de Teresina trará avanços. “Com esses dois novos exames a rede pública municipal vai estar disponibilizando a população duas ótimas ferramentas de diagnóstico tanto para Malária quanto para outras doenças causadas por hemoparasitas”, apontou a gestora.
Já o presidente da FMS, Dr. Gilberto Albuquerque, destacou que o laboratório recebeu neste ano de 2022 qualificação de excelente no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). “O Raul Bacellar presta serviço de excelente qualidade e já teve esse reconhecimento por esse programa. O laboratório atende toda a rede municipal de saúde com as 91 Unidades Básicas de Saúde, 10 hospitais, quatro maternidades e três UPAS. Realiza exames de diversas especialidades, tem modernos equipamentos e corpo técnico qualificado” elogiou o presidente.
Transporte Eletivo atendeu mais de 111 mil pacientes no Piauí em 2024
Com frota 23 micro-ônibus adaptados, serviço oferece transporte para pacientes entre municípios e TeresinaEquipe dos Correios recebe treinamento para agilizar entrega de vacinas no Piauí
De acordo com a Sesapi, a capacitação visa garantir a segurança e eficiência na distribuição dos imunizantes.HUT recebe nota de agradecimento do Instituto Dom Barreto
O hospital recebeu a nota da instituição, pelos atendimentos prestados as vítimas do acidente na manhã desse domingo (12) na BR-316, em Lagoa do PiauíCentro cirúrgico do Hospital de Simplício Mendes registra mais de 300 procedimentos
De acordo Sesapi o centro cirúrgico do hospital já realizou em 1 ano, 321 procedimentos entre urgência, eletivos e partos.Teresina recebe 7 mil novas doses da vacina contra a dengue
As vacinas serão destinadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos na capital
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir